Amazonas registra 115 novos casos de Covid-19; total chega a 532

Os números foram anunciados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) na tarde desta segunda-feira (06), durante coletiva online.

Foto: Reprodução/ Coletiva on-line

Com 115 novos casos confirmados do novo coronavírus nas últimas 24 horas, o Amazonas sobe para 532 pessoas infectadas, sendo 473 em Manaus e 59 no interior. Os números foram anunciados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) na tarde desta segunda-feira (06). Esse é o segundo dia consecutivo que o estado tem mais de 100 novos casos de coronavírus.

Além da capital do Amazonas, as cidades que já identificaram casos de Covid-19 são Manacapuru (28), Itacoatiara (8), Santo Antônio do Içá (7), Parintins (4), Iranduba (3), Tonantins (3), Anori (1), Boca do Acre (1), Careiro da Várzea (1), Jataí (1), Novo Airão (1) e São Gabriel da Cachoeira (1).

Atualmente, 82 pessoas com diagnóstico confirmado estão internadas, sendo 45 na rede privada e 37 na rede pública. Desse total de internados, 38 estão em leitos de UTI – 22 em hospitais particulares, e 16 no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz.

Durante a coletiva foi apresentado o aplicativo “Juntos ao combate Covid-19”. O gerente de relações Institucionais, Toshizo Nakajima, explicou o uso desta ferramenta, que tem o objetivo de esclarecer a população amazonense sobre sinais, sintomas e outras informações com relação ao novo coronavírus. O aplicativo pode ser encontrado como Sasi nas plataformas digitais.

Respiradores

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, o Sistema de Saúde do Amazonas possui 69 respiradores, desses 19 já podem ser usados e 53 estão em recuperação, com previsão para serem entregues até próxima semana.

Sala Rosa

Na coletiva foi explicado sobre o uso das salas rosas, que são espaços dentro das unidades de saúde, utilizadas para realizar o acolhimento dos pacientes suspeitas de Covid-19.

Técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), da FVS, realizam a coleta do material, dentro desta sala, para a testagem dos vírus e envio da amostra para o Laboratório de Vírus Respiratórios do Instituto Evandro Chagas, que faz a análise específica para o novo coronavírus.