Banhistas devem ficar atentos a proibições na Praia da Ponta durante o feriado; confira

O acesso à praia do complexo é permitido de segunda a domingo, de 6h às 17h

Foto: Divulgação/Implurb

Frequentadores da Praia da Ponta Negra devem estar atentos aos itens proibidos no parque. Com o feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira (16), a expectativa é que o local seja movimentado nesta data e um dos itens proibidos no complexo é a garrafa de vidro por serem objetos perfuro-cortantes.

Em média, a comissão que atua na gestão do espaço tem feito a apreensão e recolhido entre 150 e 180 garrafas por semana. Os permissionários que trabalham no complexo são proibidos, por contrato, de vender bebidas engarrafadas em vidro. A orientação é que o público frequentador não leve para o espaço garrafas e objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos.

A indicação é que façam uso de garrafas plásticas para transportar suas bebidas. A comissão, que coordena a gestão do parque, faz diversas abordagens orientando e apreendendo os objetos proibidos. O trabalho é feito como orientação e informação, e as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. Na praia e no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras. Banhistas foram flagrados com churrasqueiras e orientados sobre a proibição.

“Solicitamos ainda que pessoas com seus cães de estimação não entrem no rio com os animais. O espaço é público e muitos frequentadores ficam incomodados em tomar banho com cachorros ao lado. A segurança e o bem estar de todos são nossas maiores preocupações”, afirmou o coordenador da comissão do parque, Alberto Maciel.

Acesso

O acesso à praia do complexo é permitido de segunda a domingo, de 6h às 17h. A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações. Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, atuam para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.

Foto: Divulgação/ Implurb

Além do horário indicado para banho – até às 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. O horário visa o bom uso da praia, uma vez que a visibilidade no rio Negro, de águas escuras, fica prejudicada com o anoitecer. Os salva-vidas estão no local até às 17h.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias