Concurso de Fantasias Infantil reúne centenas de pessoas ao Teatro Amazonas

O concurso reuniu mais de 500 pessoas no salão de espetáculos para prestigiar as crianças, que contaram com o apoio das torcidas

Foto: Michael Dantas/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Princesas, super-heróis, bonecas de pano e até astronautas invadiram o Teatro Amazonas na noite do último domingo (16), em mais uma edição do Concurso de Fantasias Infantil, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O evento reuniu mais de 500 pessoas no salão de espetáculos para prestigiar cerca de 40 crianças que desfilaram produções criativas e inovadoras, cheias de cores e muito brilho. Os participantes contaram com o apoio das torcidas, que deram um show à parte.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destacou que o evento mobiliza as famílias, que se preparam bastante para participar do concurso.

“O Concurso de Fantasias faz parte do calendário de eventos da cidade, e muitas famílias que têm tradição no Carnaval se mobilizam para produzir as fantasias. Elas fazem questão de representar as escolas de samba de sua comunidade”, observa. “Além disso, o evento é uma oportunidade para a garotada brincar e se divertir num ambiente saudável e seguro”.

Na família de Talita Xavier, é tradição participar do Concurso. “Em 2011, assistimos aos desfiles e, no ano seguinte, minha mãe trouxe a minha irmã para concorrer. Ela ganhou e, desde então participamos de todas as edições do concurso. Ano passado foi a última apresentação da minha irmã, que tinha 12 anos; e agora estamos trazendo minha sobrinha Pérola para dar continuidade a essa tradição”, comenta a estudante universitária Talita Xavier, que também concorrerá na modalidade Adulto do Concurso.

A médica Giselle Rodrigues, mãe do pequeno Felipe Abdin, de 5 anos, comenta que a produção da fantasia motivou a família. “É a primeira vez que ele participa do concurso do Teatro, mas está muito animado. Ele escolheu o tema, e eu procurei um modelo na internet. A roupa foi feita por uma costureira, mas eu fiz os acessórios: o capacete e o foguete que é o detalhe das costas. Foi uma fantasia econômica e que ficou muito divertida”, disse.

Os premiados

A competição aconteceu em duas categorias: Originalidade e Luxo, divididas por faixa etária (3 a 5 anos; 6 a 8 anos; e 9 a 12 anos).

Dentre os inscritos na categoria Originalidade (3 a 5 anos), os vencedores foram Felipe Abdin Rodrigues de Paula, o “Astronauta Brasileiro” (1º lugar); Sophia Lidiane Vieira Lima, a “Bonequinha de Pano” (2º lugar); e Rafael Braga Cerdeira, com a fantasia “Menino-árvore em defesa da Floresta Amazônica” (3º lugar).

Na faixa etária de 6 a 8 anos, participaram duas concorrentes: Mirian Vitória do Nascimento Souza, a “Noivinha” (1º lugar) e Isabely Ferreira Ribeiro, a “Mímica” (2º lugar).

Entre os participantes de 9 a 12 anos, os ganhadores foram Maria Eduarda dos Santos Seabra, com a produção “Nayar – Princesa das Águas” (1º lugar); Johnathan Bentes de Oliveira, que fez uma homenagem ao cantor Arlindo Júnior (2º lugar); e Ana Beatriz Rabelo, com a fantasia “O Pássaro Negro” (3º lugar).

Foto: Michael Dantas/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Na categoria Luxo, as produções apresentaram muito brilho e pedraria. Na faixa etária de 3 a 5 anos, os vencedores foram Alycia Gabrielle do Carmo Pimenta, a “Pirata da Alegria” (1º lugar); Christian John de Araújo Gonzaga Júnior com a fantasia “Lampião na Folia” (2º lugar); e Madiely das Neves Soares, a “Rainha Mirim do Carnaval” (3º lugar).

Na faixa etária de 6 a 8 anos, duas participantes: Anna Beatriz Maciel Costa, com a fantasia “Tem graça como ninguém”, em referência à Carmen Miranda (1º lugar); e Júlia Vitória de Almeida dos Anjos, vestida de “Princesa” (2º lugar).

Entre os inscritos de 9 a 12 anos, se destacaram Gabriella de Oliveira Pedrosa, a “Rainha do Ouro” (1º lugar); Rhenzeam Bentes de Oliveira, com a fantasia “Petróleo verde de Iranduba” (2º lugar); e Giovana Ferreira Garcia, com a produção “Inocência Dourada” (3º lugar).

Os prêmios do Concurso de Fantasias Infantil variam de R$ 300 (trezentos reais) a R$ 800 (oitocentos reais).

Bailinho

Em paralelo ao Concurso, na lira do Teatro (entre as escadarias da área externa), as famílias participaram de um bailinho de Carnaval, animado pelo grupo Alecrim Nativo. A apresentação contou com muitas brincadeiras e música infantil em ritmo de marchinha.

Foto: Michael Dantas/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Não participamos do concurso, mas achei muito boa a iniciativa de fazer esse bailinho aqui na frente do Teatro. Sempre trago minha filha para brincar no Largo de São Sebastião e hoje pudemos aproveitar essa festa”, comentou a enfermeira Ana Maria Souza.