Fernanda Cantanhede toma posse como procuradora-geral do MPC-AM

Em cerimônia restrita, a nova procuradora-geral prometeu gestão baseada no diálogo e na transparência com os gastos do dinheiro público.

Filipe Vasconcelos - Agência Brasil de Notícias

Fernanda Cantanhede assumiu o cargo de procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) nesta terça-feira (21). A posse foi realizada em sessão solene pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), no auditório da Corte. Fernanda foi a primeira mulher a tomar posse como Procuradora do MPC, em 1999, aos 25 anos, e também é a primeira mulher a assumir como procuradora-geral.

A cerimônia ocorreu de forma restrita, e foi presidida pelo presidente do TCE-AM, Érico Desterro, com a presença dos demais conselheiros da Corte, além do procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Barroso, a quem ela está sucedendo; Flávio Antony Filho, chefe da Casa Civil do Estado, representando o governador do Amazonas, Wilson Lima; Rafael Bertazzo, chefe da Casa Civil do Munícipio, representando o prefeito David Almeida; o deputado estadual Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e o doutor Jean Cleuter Mendonça, presidente regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e também marido de Fernanda Cantanhede.

Foto: Filipe Vasconcelos – Agência Brasil de Notícias

A cerimônia foi iniciada pelo procurador João Barroso, que deixou o cargo de procurador-geral após quatro anos à frente do MPC, tempo máximo permitido em lei para exercer a função. Em seu breve discurso, Barroso se mostrou grato pela oportunidade que teve nos últimos anos e desejou uma boa gestão a sua sucessora. Na sequência, o presidente do TCE-AM, Érico Desterro, fez um discurso emocionado, exaltando que, pela primeira vez a cadeira de procurador-geral do Ministério Público de Contas é assumida por uma mulher, relembrando que, em 1999, desde que a Constituição de 1988 entrou em vigor, a doutora Fernanda Cantanhede foi também à primeira mulher a empossar como procuradora através de concurso.

Após o discurso, foi dado início a solenidade de posse. Fernanda foi acompanhada até a mesa pelos filhos. Após assinar o termo de posse, a nova procuradora recebeu a toga de Jean Clauter Mendonça, presidente da OAB-AM e também seu marido. Por fim, recebeu de João Barroso a medalha do Ministério Público de Contas, oficializando a posse.

Em seu discurso, Fernanda Cantanhede prometeu que sua gestão será firmada no diálogo e na participação ativa de procuradores, servidores e estagiários, visando prestar um bom serviço a sociedade e aos jurisdicionados. “Pretendo me doar totalmente para que a gente possa ter uma sociedade que veja o retorno dos seus impostos totalmente aplicados para o bem estar da sociedade”, pontuou.

Foto: Filipe Vasconcelos – Agência Brasil de Notícias

Eleita para o biênio 2022-2024, Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça é procuradora do MPC há 23 anos, quando foi empossada em junho de 1999. Nestes anos, atuou em diferentes áreas, se destacando na coordenadoria de ‘Infraestrutura e Acessibilidade’, cargo do qual ocupava até o momento.

Nomeada pelo governador do estado, Wilson Lima, Fernanda Cantanhede é formada em direito e pós-graduada em Direito Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Antes de chegar ao Ministério Público de Contas, também foi procuradora concursada da Ufam.

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias