Mais de 1 milhão de casas serão visitadas por recenseadores do IBGE no AM

A coleta de dados será realizada nos meses de agosto a outubro

Foto: Divulgação

A coleta para o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) começa nesta segunda-feira (01). No Amazonas, a previsão é que cerca de 1,1 milhões de residências sejam visitadas. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

O Censo 2022 será realizado nos meses de agosto a outubro. A divulgação dos primeiros resultados está prevista para dezembro deste ano.

Em todo o estado, mais de 3 mil pessoas trabalharão para a coleta de dados, sendo 2.702 recenseadores e 390 agentes censitários envolvidos na operação censitária.

No último levantamento, realizado em 2020, foram contabilizados 3,5 milhões de habitantes, no Amazonas. No Censo 2022, estima-se que serão verificados 4,1 milhões de habitantes no estado.

Como identificar a equipe do IBGE

Cada um dos 2.702 recenseadores do Amazonas poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo dispositivo móvel de coleta (DMC) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

Foto: Divulgação

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site do IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou fins de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Respeitando padrões metodológicos internacionais, os recenseadores vão visitar todos os endereços, abrangendo vários tipos de habitações: domicílios particulares, domicílios coletivos, domicílios improvisados e setores especiais, dentre os quais destacam-se terras indígenas, quilombos e aglomerados subnormais.