Prefeitura de Manaus realiza eleições para Conselheiros Locais de Saúde

Os CLSs têm em sua composição representantes de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do Sistema Único de Saúde (SUS)

Divulgação Semsa

A Prefeitura de Manaus deu início ao processo eleitoral para Conselhos Locais de Saúde (CLSs) nesta segunda-feira, 14/9, em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas nas zonas Norte e Leste da capital. Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a eleição busca compor o quadro de conselheiros comunitários para viabilizar o acesso dos usuários às unidades.

Os CLSs têm em sua composição representantes de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do Sistema Único de Saúde (SUS), além de possuir vagas destinadas a conselheiros comunitários, que recebem as demandas dos usuários e levam até as unidades de saúde, para que a comunidade tenha uma experiência positiva no atendimento.

De acordo com a coordenadora da Comissão Especial do Processo Eleitoral Complementar, Marlene Pereira da Silva, é por meio do processo eleitoral que os usuários podem ser contemplados com melhorias nos serviços municipais de saúde.

“Junto à comunidade será promovida a melhoria nos sistemas de saúde. Com a pandemia, a saúde ficou debilitada e nesse momento as eleições serão para somar, pois será por meio dos comunitários eleitos que poderemos ouvir as necessidades da comunidade. Por meio de ideias e sugestões, pensando sempre no melhor serviço oferecido”, explicou a coordenadora.

Para a dona de casa e usuária da UBS Alfredo Campo, Glaucimara Silva, os conselheiros comunitários dão voz à comunidade e estabelecem uma ligação entre as necessidades e as soluções dos serviços.

“Eles escutam a gente e nos entendem. Comparecer para votação e escolher os comunitários é nosso dever como comunidade, pois é por meio deles que teremos nossas necessidades sendo atendidas, dúvidas esclarecidas e um atendimento de qualidade”, destacou.

 

Eleições

A votação será realizada até a próxima quinta-feira, 17, no horário das 9h às 12h nas unidades de saúde, com apenas uma vaga a ser ocupada como UBS Sálvio Belota (zona Norte); UBS Alfredo Campos (zona Leste); UBS Luiz Montenegro, UBS Mansour Bulbol e UBS Ida Mentoni (zona Oeste); UBS Nossa Senhora de Fátima (zona rural); e UBS Vicente Pallotti, UBS Morro da Liberdade e UBS Japiim (zona Sul).

Já as unidades de saúde com mais de uma vaga terão a votação no horário de 9h às 15h nas unidades de saúde como Módulo de Saúde da Família Dr. Silas de Oliveira Santos, UBS Dr. José Amazonas Palhano, UBS Josephina de Melo (zona Leste); UBS Redenção, Clínica da Família Dr. Raimundo Franco de Sá, UBS Santos Dumont e UBS Santo Antônio (zona Oeste); UBS Balbina Mestrinho e UBS Arthur Virgílio (zona Norte); UBS Petrópolis, UBS Nilton Lins, UBS Lourenço Borghi (zona Sul); UBS Ada Viana e UBS São Pedro (zona rural).

Podem votar os usuários eleitores da área de abrangência do serviço de saúde, apresentando documento de identidade com foto no ato da votação.