Responsabilidade Social e Sustentabilidade norteiam o clima de Natal do Boi Garantido

Intitulado “Luzes Rubras – um natal Garantido” a ornamentação natalina na Cidade Garantido trás um conceito de reciclagem, reutilização e redução de resíduos sólidos

Foto: Paulo Sicsu

O Boi Garantido é conhecido como o “Boi da Preservação”. Em suas toadas, assim como nas apresentações na arena do Bumbódromo, sempre enfatizou e defendeu o meio ambiente, por reconhecer que este é um grande legado para as futuras gerações e fundamental para a manutenção da vida.

Mais uma vez, o Garantido mostra que preservar é um dos seus lemas. Está sendo construída na Cidade Garantido, em Parintins, uma árvore de Natal com materiais recicláveis. O objetivo é tirar do ambiente o maior número de garrafas pet, reutilizar ferros que não serão mais usados na confecção de alegorias em 2021 e também, sensibilizar os cidadãos sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

Os artistas do Boi Garantido que fazem parte deste projeto, já estão com os trabalhos de construção da Árvore de Natal avançados e falam sobre a grandiosidade desta proposta.

Foto: Paulo Sicsu

“Nesse primeiro momento, cerca de 28 colaboradores, entre artistas, soldadores, pintores e aderecistas, estão envolvidos na construção desta árvore de Natal. Mas creio que na montagem final, aproximadamente 50 pessoas serão necessárias. O projeto é grandioso e visa utilizar cerca de 1.500 garrafas pet que seriam descartadas incorretamente. Além das garrafas, outros materiais que foram utilizados em alegorias do ano passado e que não seriam mais utilizados, serão reaproveitados nesse projeto”, destacou o artista José Trindade.

“Este projeto grandioso e inovador será em benefício não só do torcedor encarnado, mas da população parintinense. Uma das mensagens que o Garantido quer passar é a de que precisamos preservar o ambiente para as gerações futuras. Essa árvore e tudo que está sendo construído, vai transmitir um recado muito importante a todos. Aproveito para pedir aos torcedores do Garantido que colaborem doando as garrafas pet. O apoio da nossa Nação apaixonada é muito importante nesse momento”, disse o artista Glemberg Castro.

A Diretora Social da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido – AFBBG, Conceição Oliveira, afirma que o Natal é um momento de reflexão, e que em um ano tão difícil como este, mais que nunca, deve florescer a união, a paz e o amor ao próximo.

“Precisamos trazer cada vez mais esperança para o nosso torcedor e para a população parintinense. Esse ano foi muito delicado, de muitas perdas, medos e aflições, e este projeto visa trazer um pouco de alegria e anunciar que um novo tempo chegou ao Boi Garantido. É hora de trazer novamente as famílias para dentro do nosso curral, fazer com que se sintam acolhidos e que não percam a esperança. Esperamos para o pós-pandemia um mundo melhor, mais humano, cheio de amor e nada melhor que começar a semear isso, em um Natal com o Boi Garantido. O “Luzes Rubras – um natal Garantido” é para que possamos voltar a sorrir, ter esperanças, sonhar em voltar a brincar de Boi-bumbá”, enfatiza Conceição Oliveira.