Saiba as normas da FVS para retorno gradual das aulas em Manaus

As medidas são necessárias para que haja mínimo risco de contágio por Covid-19. Público infantil é um potencial transmissor do vírus na família

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiu normas e recomendações para o retorno gradual das atividades educacionais da rede privada de Manaus, nesta terça-feira(7). O documento completo está disponível no site da FVS-AM (www.fvs.am.gov.br). As instituições estão incluídas no quarto ciclo do plano de reabertura gradual das atividades da capital.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, informa que o documento contém regras que devem ser adotadas pelas instituições de ensino privadas. “A pandemia do novo coronavírus não passou, por isso é necessário seguir as recomendações, como, por exemplo, a lotação da salas de aula limitada a 50% da capacidade; o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras ocupadas; evitar-se aglomeração e proximidade entre discentes, contato físico e compartilhamento de materiais entre alunos”, avaliou.

O chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM, Elder Figueira, apontou que as medidas são necessárias para que haja mínimo risco de contágio por Covid-19. “O público infantil é importante veiculador do vírus na família ou no ambiente escolar. É importante que toda a sociedade tenha ciência das recomendações”, afirmou.

Entre as orientações estão, também, fácil acesso a álcool gel a 70%; uso de máscaras individuais; limpeza e desinfecção de sapatos, de materiais escolares e da escola; estímulo ao consumo de alimentos trazidos de casa; rodízio para uso de refeitórios; aferição da temperatura corporal; e monitoramento de casos suspeitos.