Implementação da tecnologia 5G nas capitais é adiado para setembro

Manaus é uma das cidades com legislação adequada para a nova tecnologia

internet
Foto: Reprodução

O prazo para operação da tecnologia 5G nas capitais brasileiras foi prorrogado para (29) de setembro após proposta feita pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Manaus é uma das cidades com legislação adequada para a nova tecnologia.

O adiamento foi recomendado pelo grupo que coordena uma implantação da web 5G no país, o Gaispi. Criado pela Anatel, o grupo também é composto por representantes do Ministério das Comunicações e das empresas vencedoras do leilão.

Segundo nota divulgada pela agência, o conselho da faixa de referência será o adiamento de equipamentos usados ​​para fazer a three,5GHz da 5G. Pelo edital do leilão do 5G, a tecnologia deveria estar disponível nas capitais até 31 de julho. Porém, o documento já previa a possibilidade de estender o prazo por 60 dias. Assim, após aprovação do conselho diretor, o prazo foi prolongado sem necessidade de alterar o edital.

Nada muda no prazo de implantação nas demais cidades. Está programado o cronograma que estabelecerá a entrada gradualmente.

De acordo com a Anatel, ou 5G pode ser implementado antes de setembro nas capitais em que haja possibilidade de antecipação. Nesses casos, não será necessária a aprovação do conselho diretor.

De acordo com a Anatel, há a entrega dos equipamentos necessários para isso no prazo original se tornou uma “impossibilidade” para a indústria.

5g
Foto: Divulgação

“O lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro trouxeram impactos ao projeto”, afirma a agência em nota.

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias