Roraima registra 100% de ocupação em UTIs para covid-19 após 2º dia de ampliação de leitos

Roraima entrou na fase grave dos casos de covid-19 e o governo orientou que a população mantivesse cuidados sanitários para evitar medidas restritivas

Roraima registra 100% de ocupação em UTIs para covid-19 após 2º dia de ampliação de leitos
Foto: Ascom/Sesau

O Hospital Geral de Roraima (HGR) registrou 100% de ocupação de UTIs para tratar casos da Covid-19 no Estado dois dias depois que o governo instalou 10 leitos adicionais na unidade, conforme informado pelo último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau) na noite dessa segunda-feira (18).

Após a instalação, o HGR conta com 40 leitos de UTI, 130 leitos clínicos – com 64% de ocupação e 15 leitos semi-intensivos – com 33% de ocupação.

O estado contabiliza 71.232 casos da doença e 816 mortes pela doença. Nessa segunda-feira, foram registrados 5 novas mortes e 167 novos casos.

Leia também: Sete pessoas morrem por falta de oxigênio em Coari

Ainda conforme o boletim, há 118 pacientes internados no HGR. No hospital Materno Infantil, há 13 pessoas internadas em razão da Covid.

A Saúde ainda investiga 41 óbitos para determinar se foram causadas por complicações do coronavírus.

Fase grave da pandemia

Roraima entrou na fase grave dos casos de infectados pelo coronavírus e o governo orientou no último dia (12) que a população mantivesse cuidados sanitários para evitar medidas restritivas.

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) recomendou nessa segunda-feira (18) que o governo de Roraima e a Prefeitura de Boa Vista que limitem por 15 dias, a circulação de pessoas em locais públicos até que o sistema de Saúde atinja 40% de leitos disponíveis na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e em leitos Clínicos.

O governo disse que medidas já estavam sendo adotadas no sentido de conter a disseminação da covid-19 no Estado. Incluindo o decreto de calamidade pública em vigor.

*Com informações do G1*