Venda de alimentos orgânicos cresce 50% no país

Nutricionista reforça a importância desse tipo de produto para a saúde

Reprodução

Nos últimos anos, a população tem se preocupado cada vez mais com a origem dos alimentos e os cuidados adotados por toda a indústria até que chegue à casa das pessoas para o consumo. Prova disso, é o aumento da procura por produtos orgânicos. Dados da Associação de Promoção do Orgânicos (Organis) mostram que no primeiro semestre deste ano, a venda desse tipo de item cresceu mais de 50% no país.

A coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro, Rita Machado explica que a busca por esse tipo de alimento também tem crescido em Manaus, principalmente porque há mais pontos com oferta como feiras e supermercados.

Ela diz que alimentos orgânicos são todos aqueles que não recebem nenhum tipo de aditivo químico como agrotóxicos e fertilizantes em sua produção. “Consumir esse tipo de alimento traz benefícios não só para a saúde, como também para o crescimento econômico de quem produz, além de não agredir o meio ambiente”, destacou.

De acordo com a coordenadora, o Brasil possui mais de 300 tipos de agrotóxicos e fertilizantes autorizados para serem usados no agronegócio. “É um número bastante elevado e que leva a várias consequências. Evitar o uso desses produtos na plantação não impacta em nada na produção. Naturalmente, as plantas conseguem criar mecanismos para se defender das pragas. O processo de produção orgânica contribui para as atividades biológicas do solo, preservar a biodiversidade e os ciclos naturais. Respeita a terra, fauna e flora e não afeta o meio ambiente ”, reforçou.

Para Rita Machado, incluir alimentos orgânicos nas refeições significa passar a consumir produtos com mais qualidade, sabor e cor. Além disso, não ingerir resíduos de produtos químicos, ainda que em níveis considerados toleráveis, é um modo de preservar a saúde e o bem-estar.

Para saber se um produto é orgânico é preciso ficar atento ao selo de identificação que é concedido pelos órgãos responsáveis como o Ministério da Agricultura.