Instituto Carlos Borborema realiza estudo com vacina BCG para covid-19

Em Manaus, a previsão é que cerca de 1 mil pessoas participem do estudo, que já iniciou no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul

Instituto Carlos Borborema realiza estudo com vacina BCG para covid-19
Foto: Érico Xavier

O Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), iniciará na próxima semana o estudo internacional Brace Trial. A pesquisa irá avaliar se a vacina BCG pode reduzir os impactos da covid-19 em trabalhadores de saúde. Os interessados devem se inscrever pela internet.

A BCG (Bacillus Calmette–Guérin) é umas das principais vacinas utilizadas no mundo, sendo aplicada em cerca de 120 milhões de recém-nascidos anualmente. Além de prevenir contra as formas graves de tuberculose na infância, a vacina pode gerar resposta imune protetora inespecífica contra outras infecções. A vacina utilizada no estudo é a mesma aplicada em crianças.

Leia também: Roraima registra 100% de ocupação em UTIs para covid-19 após 2º dia de ampliação de leitos

Poderão participar do estudo trabalhadores da saúde que realizam atividades em ambiente de assistência médica ou tenham contato pessoal com pacientes. Os voluntários não podem ter sido previamente diagnosticados com Covid-19 por exame de swab, não ter tido tuberculose, e as mulheres não podem estar grávidas. Os participantes poderão tomar uma das vacinas contra a Covid-19 aprovada pela Anvisa, com intervalo de sete dias após ingressar na pesquisa.

Em Manaus, a previsão é que cerca de 1 mil pessoas participem do estudo, que já iniciou no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul. A pesquisa é coordenada pelo médico infectologista Marcus Lacerda.

Os participantes receberão acompanhamento periódico por até um ano, por meio de ligações telefônicas semanais e, se apresentarem qualquer sintoma sugestivo de Covid-19, poderão fazer a coleta do swab nasal para avaliar a presença de SARS-CoV-2.

Trabalhadores de saúde

Pessoas que trabalham em ambiente de assistência médica ou tenham contato pessoal com pacientes, tais como: enfermeiros, médicos, técnicos, fisioterapeutas, recepcionistas, porteiros, serviços gerais, atendimento homecare, acadêmicos em saúde em estágio hospitalar, profissionais que realizam exame de COVID-19 em farmácias, agentes de saúde, entre outros.

Brace Trial

O Brace Trial é um ensaio clínico de fase III que visa avaliar se a vacinação com BCG pode reduzir o impacto do Covid-19 em trabalhadores de saúde, população mais exposta ao novo coronavírus. No total, o estudo irá vacinar 10 mil voluntários na Austrália, Reino Unido, Espanha, Holanda e Brasil. Mundialmente, o projeto é liderado pelo Murdoch Children’s Research Institute, instituto de pesquisa australiano.

Vacina BCG

Além de oferecer proteção contra tuberculose, ensaios clínicos  realizados em diversos países apontam a ação da vacina BCG em outras infecções. Na Grécia, um ensaio clínico de revacinação com BCG em idosos demonstrou uma redução de 79% de infecções respiratórias após um ano de acompanhamento.

Em pesquisa realizada na Guiné-Bissau, verificou-se que a vacina BCG reduziu em 38% as mortes em recém-nascidos naquele país, principalmente ao reduzir os casos de pneumonia e sepse. Na África do Sul, estudos relacionaram a vacina a uma redução de 73% nas infecções no nariz, na garganta e nos pulmões.

Para pré-cadastro e mais informações, basta acessar www.ipccb.org/bcgbrasil.