UEA promove intercâmbio em Bioeconomia entre Alemanha e Amazonas

Comitiva de cientistas, empresários e representantes do governo alemão fará visita à RDS do Rio Negro e participará de seminário em Manaus. Foto: Divulgação

Buscando uma nova forma de protagonizar o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABio) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), reunirão em Manaus, nesta segunda (20/05) e terça-feira (21/05), uma comitiva da Alemanha, composta de cientistas e empresários da área de plantas medicinais, com apoio da GreenRio, e representantes do governo alemão e da Embaixada Alemã em Brasília.

A comitiva fará uma viagem à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, na segunda-feira (20/05), e também participará do Seminário Brasil-Alemanha de Bioeconomia, com o tema “Plantas Medicinais: Conectando Florestas, Ciências e Negócios”, a ser realizado na terça-feira, a partir das 9h, no auditório da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), localizado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).

Além do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o evento terá a presença do vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, e do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura do Brasil, Fernando Schwanke.

Participam do seminário ainda integrantes do corpo docente da UEA e representantes de Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM); Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Seplancti), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM).

Temas em debate – Durante o Seminário Brasil-Alemanha de Bioeconomia, representantes do Instituto de Pesquisa de Criação de Plantas Hortícolas da Alemanha, o Julius Kühn-Institut (JKI), irão tratar de temas diversos. O Dr. Frank Marthe irá enfocar o desenvolvimento de pesquisas na Alemanha e os impulsos introdutórios do ponto de vista da Alemanha. Já o Dr. David Riewe, do Laboratório de Análise de Plantas do JKI, mostrará exemplos de pesquisas sobre identificação de compostos farmacêuticos relevantes.

As apresentações brasileiras serão voltadas aos temas: Desenvolvimento de pesquisas na Amazônia; Aliança para a Bioeconomia na Amazônia; Empresas com Ativos da Biodiversidade; Cosméticos 100% naturais e veganos; Empreendedorismo Sebrae-AM: Bioeconomia e pequenos negócios na Amazônia; Plantas medicinais e comunidades indígenas; Base de pesquisa botânica e as comunidades indígenas; Plantas medicinais da Amazônia e uso de ativos na cura de doenças. Também fará parte da agenda uma apresentação para    mostrar a importância das comunidades e unidades de conservação do estado pela FAS.

Na quarta-feira (22/05), a comitiva partirá, juntamente com pesquisadores da UEA, para o Rio de Janeiro, onde todos deverão participar da sétima edição da conferência internacional Green Rio, para discutir temas acordados entre os governos de Brasil e da Alemanha no cenário da Bioeconomia.

 

*Com informações da assessoria*