Aprenda a lidar com as críticas construtivas e destrutivas

Você é muito criticado pelo que faz? Inicialmente é importante você saber a diferença entre uma crítica construtiva e uma destrutiva.

Aprenda a lidar com as críticas construtivas e destrutivas

Fala galera, blz?

Você é muito criticado pelo que faz? Sente-se incomodado com isso? Então hoje vou dar umas dicas para que você não se abale com o que os outros falam e se mantenha firme no propósito de conseguir os seus objetivos em qualquer campo da sua vida.

Inicialmente é importante você saber a diferença entre uma crítica construtiva e uma destrutiva. A primeira é aquela que te ajuda a refletir sobre os seus comportamentos, permitindo de alguma forma que você reavalie o modelo das ações em relação as quais está sendo criticado, possibilitando melhorar as suas dificuldades, progredindo.

Concordo que a crítica construtiva, muitas vezes, pode ser entendida como um ataque, se mal interpretada, mas procure estar sempre receptivo para ouvir o que as pessoas estão lhe dizendo.

A crítica destrutiva, por sua vez, é aquela que ofende, agride, menospreza, denigre o outro. Quem escuta, costuma se sentir desqualificado e inferiorizado. Mas aqui já vai uma dica para identificá-la: O foco desse tipo de manifestação é justamente naquilo que lhe “machuca”.

Então procure saber qual é objetivo da pessoa que lhe critica. Isso não significa que quem faz críticas destrutivas é uma má pessoa, mas procure saber por que ela faz isso? Quais são as suas razões?

A partir daí analise as críticas e a forma com que elas são colocadas. Se for o caso, estabeleça alguns limites, considerando: A pessoa está tentando me motivar? Ela quer o meu bem? Outras pessoas já me falaram coisas semelhantes? Ela está respeitando as minhas características, a minha personalidade? Seguindo esse rol já dá para se ter uma noção se a crítica é construtiva ou destrutiva. Além disso, reflita sobre a pessoa que está lhe criticando: Ela me conhece para falar de mim? É qualificada para isso? Sabe o que fala?

Não deixe de considerar também o momento emocional da crítica, pois ela dá uma vertente distinguida à situação. Por exemplo: Se a pessoa que lhe falou estiver com raiva, talvez esteja falando algo “da boca pra fora” e que não revela fidedignamente o que ela não está sentindo; então contemporize e não leve tão à sério.

Portanto, controle as suas emoções e ouça atentamente! Nem precisa se defender das críticas se elas forem verdadeiras. Isso é perda de tempo. Preste atenção, entenda melhor o que querem dizer a fim de que você possa melhorar mais à frente. Peça ajuda para mudar, encontrar alternativas, saber como melhorar em relação às pessoas e à si mesmo e estabeleça as estratégias para mudar.

Mantenha-se firme no seu propósito e vá a luta. A vitória certamente vira.

Um grande abraço e até a próxima.