Coluna – A importância do equilíbrio e como empregar nos estudos

Nessa vida de concurseiro não é fácil encontrar um ponto de equilíbrio entre estudar e a vida que gira em torno dos cadernos e das videoaulas, não é mesmo?

Coluna - A importância do equilíbrio e como empregar nos estudos

Fala Pessoal, beleza?

Nessa vida de concurseiro não é fácil encontrar um ponto de equilíbrio entre estudar e a vida que gira em torno dos cadernos e das videoaulas, não é mesmo? Afinal temos que alinhar os estudos com o trabalho, dar a atenção à família e aos amigos e não esquecer de cuidar de nós mesmos, dentre várias outras tarefas que nos são acometidas dia a dia. Aí é que está o problema!

Por mais multifacetários que sejamos e acreditemos que somos capazes de realizar tudo ao mesmo tempo, na maioria das vezes não conseguimos e nossa vida acaba virando um verdadeiro “se vira nos trinta”. Nada sai direito, tudo pela metade. E os estudos, como ficam? Vem o desânimo e aí já viu…

A sugestão que eu dou, até porque já passei por isso enquanto estudava para concursos, é fazer um bom planejamento, elencando as prioridades – só tome cuidado para não eleger tantas que os torne incapazes de cumpri-las. Diga tchau às distrações e importe-se com o que realmente interessa para você. Esteja perto de quem você ama e lhe incentiva. Assista a uma boa série de TV, leia um livro. Fazer um esporte nas horas de descanso fazem muito bem ao cérebro. Vez ou outra, desligue-se dos estudos (sobretudo para descansar) e desenvolva aquilo que lhe faz feliz. Isso até ajuda na hora da concentração.

Leia também: Coluna – Atitudes que evitam a procrastinação durante os estudos

Enfim, exercite-se no sentido de encontrar o equilíbrio entre tudo o que você faz em seu dia-a-dia. Aristóteles já dia em 322 a.C que “A virtude está no meio, enquanto os extremos são os vícios”.

No mais, meus amigos, deixo apenas mais uma tarefa quando forem ao encontro do equilíbrio. Cuidem da sua saúde física, mental e espiritual, afinal antes mesmo de ter que passar no concurso, temos que ter saúde para encarar os desafios da vida.

Grande abraço e até semana que vem.

 

Ivo Martins

Delegado e professor de cursos preparatórios para concursos públicos