Coluna – A importância dos estudos para provas discursivas

Muitos concurseiros voltam os seus esforços apenas para as provas objetivas, esquecendo-se das provas discursivas que exigem também bastante conhecimento teórico

Foto: Freepik

Fala Pessoal blz?

Muita gente que estuda para concurso volta os seus esforços apenas para as provas objetivas, esquecendo-se das provas discursivas que exigem também bastante conhecimento teórico, além do que eu chamo de “manha de prova”, ou seja, além de conhecer o conteúdo é importante saber estruturar a prova discursiva para levar uns pontinhos extras, afinal não é incomum encontrar candidatos que dominam o conteúdo, mas não conseguem lançar os seus argumentos na hora da prova o que os leva a resultados ruins, reprovações, frustrações e todo aquele sentimento negativo que só que já passou conhece.

Por isso, vou deixar umas dicas importantes para você aqui, a começar pela sua escrita. A caligrafia propriamente dita. Ninguém gosta muito menos o examinador, que tem que corrigir mil e quinhentas provas, de ler algo que seja ilegível. Faça o teste: Escreva aí 150 (cento e cinquenta) linhas e veja se se sentiu confortável. Peça para mais ou outro amigo ler também e ouça a opinião dele e a partir daí promova os ajuste necessários. Tente a letra de forma se for  o caso.

Não deixe de fundamentar as suas respostas, demonstrado que conhece o conteúdo, se possível demonstrando a lei, o pensamento da doutrina majoritária e minoritária, além da jurisprudência, sobretudo dos tribunais superiores. Cuidado com as provas que aceitam consulta à legislação ou às sumulas, uma vez que a transcrição literal dos dispositivos nunca é bem vista pelo examinador.

Ah! Não se esqueça: Pratique cada vez mais, ajuste. Tenha em mente que um texto de leitura agradável, bem pontuado, objetivo e claro vai deixar o examinador mais satisfeito já que você vai poupar bastante trabalho dele e isso também pode lhe render pontos. Utilize as provas de concursos passados que inclusive já disponibilizam os respectivos espelhos de correção.

Desejo a você todo o sucesso do mundo e semana que vem iremos conversar um pouquinho sobre a prova oral.

Abração.