Coluna – Atitudes que evitam a procrastinação durante os estudos

A procrastinação está relacionada com o ato de adiar ou de prolongar uma situação para ser resolvida depois. Hoje vamos falar sobre isso:

Coluna - Atitudes que evitam a procrastinação durante os estudos

Fala pessoal, beleza?

Hoje vamos falar um pouco sobre procrastinação nos estudos.

E aí, você sabe o que é isso?

A procrastinação está relacionada com o ato de adiar ou de prolongar uma situação para ser resolvida depois. Tipo:“Ah! Hoje não vou estudar Direito Civil” ou “Amanhã eu leio as 40 páginas de doutrina que eu tinha que ler hoje”, ou ainda “Não vou estudar hoje porque é aniversário do meu vizinho”.

Pois se você é adepto do “Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã”, preciso te dizer que você terá muita dificuldade para passar em um concurso público.

Reputo até que a procrastinação é um comportamento natural nesse “processo de aprovação”. Inevitavelmente o concurseiro, em algum momento, vai ter que passar por ele, mas o problema está no quanto esse comportamento pode ser prejudicial à rotina de estudos.

Veja também: Coluna – Qual o meio mais fácil de conseguir aprovação em concurso público?

Ainda mais hoje com tanta tecnologia à disposição dos concurseiros, entupindo-os de conteúdo muitas das vezes evasivos e que só fazem perder o foco e a noção de tempo resultando no comprometimento da produtividade dos estudos.

Não tem jeito, como toda objeção nesse já dito “processo de preparação”, temos que vencer a procrastinação, de modo a recuperar a disciplina e potencializar (novamente) os estudos.

Para isso, deixo como dica a experiência própria, indicando alguns pontos em que são possíveis afastar esse mau sentimento, senão veja-se:

(1) Estabeleça metas. Crie uma planilha de estudos, ataque-a e vença-a. Planeje-se e cumpra as tarefas. É sempre muito bom vencer etapas;

(2) Recompense-se a cada etapa vencida. Reconheça o seu mérito. Isso acaba mantendo o estímulo;

(3) Mantenha sempre limpo e organizado o seu local de estudos. Você precisa estar confortável em seu local, além do que isso pode evitar eventuais distrações, aumentando a produtividade;

(4) Otimize o seu estudo. Administre o seu tempo livre estudando mais de uma matéria por dia. Estude de uma em uma hora e descanse 10 minutos para cada hora estudada;

(5) Bloqueie estímulos externos. Nada de ficar zapeando no celular (ou algo do tipo) durante os estudos. Se você quer mesmo assistir Sandy e Junior: Nossa História, faça em seu tempo livre. O entretenimento sempre vai parecer mais interessante do que uma obrigação. Resista! No final verás que todo o esforço valeu a pena.

Então, pessoal, se você está passando por isso, está na hora de mudar. Controle a procrastinação antes que ela vire um hábito.  Retome os seus estudos porque a vitória virá.

Grande abraço e até semana que vem.

 

Ivo Martins

Delegado e professor de cursos preparatórios para concursos públicos