Coluna – Cargo Público ou família por perto?

Você precisa ter em mente que as oportunidades para se alcançar o tão sonhado cargo, muitas das vezes podem não estar tão perto de seus amigos e familiares

Fala pessoal, beleza?

Na nossa coluna de hoje vamos conversar um pouquinho com a galera que quer ser concursada, mas que tem receio de deixar a sua terra, sua família e seus amigos para viver em outro estado da federação. Aí vem o dilema: Cargo Público ou família por perto?

Caso você tenha optado por ficar perto de sua família, buscando o cargo dos sonhos próximo dela e de seus amigos, esse é o melhor dos cenários, é unir o útil ao agradável e, é sim, muito possível de acontecer, basta que você queira e volte os seus esforços para isso.

Mas vou me ater um pouquinho mais àqueles que não se prendem tanto e estão dispostos, assim como eu estive, a conhecer as capitais do Brasil, de Boa Vista-RR a Porto Alegre-RS, fazendo concurso público.

Primeiro de tudo, você precisa ter em mente que as oportunidades para se alcançar o tão sonhado cargo, muitas das vezes podem não estar tão perto de seus amigos e familiares, principalmente para quem estuda para as carreiras policiais ou até mesmo para a área de tribunais. Se você estiver disposto ao ir atrás do cargo dos seus sonhos, até a sua aprovação, você vai angariar muitas horas de voo e de estradas.

A perspectiva de morar fora da sua sede, deve fazer parte da sua preparação. A consciência do que você vai enfrentar durante todo o processo é muito importante para que você possa planejar e se programar e não estou falando somente dos gastos financeiros, mas também e principalmente do emocional.

Leia também: Coluna – Concursos: livros, PDF´s, aulas presenciais, vídeo-aulas, qual o melhor método?

É preciso avaliar uma série de aspectos, que vão além de eventuais viagens que você fará. Você deve se perguntar: A viagem é para fazer o concurso que é o seu foco ou pelo menos está na linha dele? Será que viajando para realizar a prova isso lhe trará alguma vantagem para o seu processo de preparação? Se você tem filhos, marido ou esposa, todos estão de acordo e dispostos a mudar de vida, a morar longe? Lógico que essa análise deve partir de um pressuposto de que você estudou e está apto a “competir”.

Respondidas essas perguntas, aparadas todas as arestas, aí sim, chegou a hora de viajar. Assim como uma boa planilha de estudos, a viagem também deve ser planejada com bastante acuidade para evitar gastos e sobrecarga emocional.

Procure obter com antecedência informações sobre a cidade em que você realizará a prova, questões como transporte, acomodação, alimentação, descanso e até mesmo turismo são essenciais para um bom planejamento. Como certamente você conhece algum concurseiro que está no mesmo barco, aproveite para planejar com ele e dividir as despesas. Você vai ver que sempre dá para economizar.

Chegando na cidade, visite um dia antes, o local em que você fará a prova. Isso te ajudará a conhecer o caminho, “quebrará um gelo” e pode minorar de alguma forma o nervosismo que já estará lhe acometendo.

De resto, meus amigos, é continuar firme no propósito porque a sua hora vai chegar.

Pronto? Então boa viagem! Vai com tudo e até semana que vem.

 

Ivo Martins

Delegado e professor de cursos preparatórios para concursos públicos