Coluna – Concurso Público: Estudar ou descansar aos finais de semana?

Será que eu descanso ou continuo estudando nos finais de semana? Quem nunca se fez esta pergunta, jamais estudou seriamente para um concurso público.

Coluna - Concurso Público: Estudar ou descansar aos finais de semana?

Fala pessoal, blz?

A rotina de estudos durante a semana é bem puxada né? Para quem segue um bom planejamento, duas ou três matérias por dia, mais revisões e questões no final de uma semana resultam em um volume muito bom de matérias e de bastante conteúdo apreendido. Aí vem a pergunta? Devo ou não estudar nos sábados e domingos? Ao mesmo tempo em que a sexta-feira revela certo alívio, o sábado e domingo impõem uma incógnita: Será que eu descanso ou continuo estudando nos finais de semana? Quem nunca se fez esta pergunta, jamais estudou seriamente para um concurso público.

Lógico que quem estuda mais tende a levar maior vantagem nos concursos, afinal terá assimilado maior conteúdo do que aquele candidato que não estuda nos finais de semana, por exemplo. Por outro lado, é evidente que o descanso faz bem para a mente e até ajuda na apreensão da matéria estudada. O Recomendado, portanto, é que você estude sim no final de semana, mas separe um tempo para o descanso da mente e, sobretudo faça coisas que você goste e que lhe dão prazer, principalmente para compensar a chatice daquelas matérias que não lhe apetecem e renovar os seus ânimos para a nova semana que está por vir.

Estude no sábado pela manhã e analise a possibilidade de estudar à tarde, mas separe a noite para você. No domingo, não custa ao acordar ou mesmo depois do exercício físico matinal, dar uma olhadinha nos tópicos que lhe chamaram a atenção durante a semana, passar os olhos pelas recentes decisões dos tribunais superiores ou fazer umas questõezinhas de leve, não é mesmo?

Desta forma, você terá uma sensação de dever cumprido, terá ainda um domingo inteiro pela frente e só voltará a se preocupar quando os apresentadores do “Fantástico” lhe derem boa noite e você começar a ouvir aquela musiquinha irritante, mas que serve para encerrar um ciclo semana e começar outro.

Ah! Se tiver um feriado no meio da semana, não deixem de estudar, sob o pretexto e que é dia livre. Ao contrário. Aproveite-o bastante, da mesma forma que um bom sábado, reservando a noite para descasar e assistir a uma série.

No mais, pessoal, é continuar a batalha até a aprovação.

Grande abraço e até a próxima.