Coluna – É possível conciliar faculdade com preparação para concurso público?

O colunista Ivo Martins dá dicas de como conciliar a preparação para concursos públicos e a rotina na faculdade

Coluna – É possível conciliar faculdade com preparação para concurso público?

Fala pessoal, beleza?

Hoje vou escrever um pouco para você que está na faculdade e deseja saber se é possível conciliar os estudos na graduação com a preparação para concursos públicos. A resposta é sim. Perfeitamente possível, mas saiba que não será tarefa fácil, mas se você já entra na faculdade decidido a seguir uma carreira pública, o que obrigatoriamente vai demandar necessidade de estudo, por que não aproveitar o conteúdo ministrado na faculdade?

Pois é!

Dentro desse contexto, se você já definiu qual carreira pública pretende seguir, comece a sua preparação desde já.

Lógico que a metodologia de estudo relacionada às matérias estudadas na faculdade é diferente da metodologia aplicada ao estudo para concurso. Na verdade, a cobrança é bem diferente.

O estudo isolado da faculdade, não é capaz de resultar na aprovação para a carreira pública. Lá se exige mais o estudo da teoria, o estudo está mais voltado para discussões abertas, abstratas, reflexivas ao passo que no concurso público se cobra além do conhecimento teórico, uma perspicácia quase que mecânica para vencer as questões objetivas e depois as demais fases.

Daí, quando o aluno entende essa diferença, ele percebe a necessidade de se preparar duplamente ainda na faculdade. Ou seja, para os dois estilos de metodologia.

Portanto, aproveite o seu tempo e crie estratégias, analise os perfis das matérias estudadas na faculdade em cotejo com aquilo que é cobrado no concurso público dos seus sonhos. Estude questões com base nas provas anteriores, pois isso lhe trará familiaridade com os temas estudados. Além disso, aproveite ao máximo o conteúdo comum ministrado em sala de aula.

Ademais, mesmo diante dessa dupla jornada preparatória, não se esqueça de definir metas e projetos para em seguida atacá-los com estratégias bem definidas.

Organize-se e crie bons hábitos. Aliás, este é o segredo do sucesso. Inúmeras pessoas conseguem a aprovação mesmo diante de várias outras atividades. Por que você não pode conseguir?

Então vamos à luta.

Um grande abraço e até semana que vem, pessoal.

 

 

Ivo Martins

Delegado e professor de cursos preparatórios para concursos públicos