Coluna – Compras Online

Quais cuidados inicias devemos tomar quando formos efetuar compras online? Confira aqui

Coluna - Compras Online
Foto: Divulgação

Você já fez uma compra online? Achou um preço muito bom e não resistiu?

Acredito que nesta situação atual do mundo (isolamento social) com certeza você fez uma ou outra compra online.

Eu mesmo comprei algumas coisas online neste período, então hoje quero conversar com vocês sobre compras online e quais cuidados tomar.

Inicialmente, só esclarecendo, a relação jurídica na compra online também é regulada pelo código de defesa do consumidor, então vamos falar muitas coisas que você pode aplicar em compras presenciais.

QUAIS CUIDADOS INICIAIS DEVO TOMAR QUANDO COMPRAR?

Primeira coisa que devemos observar é se o local onde estamos comprando é confiável. Sei que muitos aqui fazem compras em grandes lojas virtuais como Amazon, Loja Americanas, Magazine Luiza, Kabum, Bemol (região norte do Brasil), casas Bahia, entre outros.

Veja também: Coluna – Auxílio Emergencial e algumas coisas que você precisa saber

Recomendo sempre observar se são os sites oficiais destas redes de lojas e se os seus dados estarão protegidos. Isso podemos ver na barra de endereço do seu navegador:

No caso do Google Chrome, os sites que são protegidos possuem esse cadeado que indica que seus dados estão protegidos.

Essas grandes redes tem a garantia da confiança da compra, mas caso você encontre um site de uma loja que você não conhece, procure saber o CNPJ desta loja e faça uma pequena pesquisa.

Primeiro passo: procure pela reputação dela. Mas você deve se perguntar: “onde posso ver a reputação de uma empresa?”. Muito simples: você pode ir no site Reclame aqui, lá você pode ver quantas reclamações a empresa tem, quantas elas resolveram e como elas respondem os clientes.

O segundo passo é ver se o CNPJ está ativo na Receita Federal. Você pode fazer isso através do site da Receita Federal. Isso é bastante importante, uma vez que uma empresa não pode exercer atividade econômica sem que esteja ativa na Receita Federal.

E AS COMPRAS NO MERCADO LIVRE?

Bom, o site do Mercado Livre é uma situação atípica, pois o site é somente um intermediador. Hoje depois de tanto tempo de atividade, o Mercado Livre criou um mecanismo para melhorar a relação entre o comprador e o vendedor, chamado pagseguro, e a possibilidade de devolução do produto.

O que acontece é que mesmo assim há pessoas que aplicam golpes no Mercado Livre. O que podemos fazer para evitar isso?

Temos algumas formas de ficarmos mais atentos a isso, vamos a elas:

  • Sempre observe a reputação do vendedor;
  • Olhe a quantidade de vendas que esse vendedor realizou através dos comentários dos compradores;
  • Nunca aceite uma forma de pagamento que não seja pela plataforma do Mercado Livre;

Bom, um amigo queria comprar um PS4, viu um anúncio em um preço muito bom e realizou a compra. Na hora do pagamento o vendedor ofereceu um desconto de 10% se ele fizesse o pagamento diretamente na conta corrente do vendedor, assim não tendo que passar pelo pagseguro.

Esse meu amigo recebeu um tijolo no lugar de um PS4. Com certeza você deve ter um conhecido que também passou por algo parecido. Na hora que ele foi pedir a devolução, o Mercado Livre não reembolsou, uma vez que o pagamento foi feito fora da plataforma, assim invalidando a proteção que o site concede.

Sempre desconfiem, prefiram a segurança do que uma economia repleta de incertezas.

Bom se gostarem do assunto podemos falar sobre comprar em sites fora do Brasil, como Aliexpress, Gearbest e entre outros.

Até a próxima.

 

Jorge Vicente Jr

Advogado e Consultor Eleitoral