Coluna – Perfil profissional e o uso da tecnologia no processo de RH

As competências são importantes, mas seu perfil e suas atitudes, no ambiente profissional e até fora dele, são observados pelas empresas

Coluna - Perfil profissional e o uso da tecnologia no processo de RH

O perfil profissional exigido no mercado é cada vez mais diversificado, suas qualificações, knowhow e suas conquistas são sua vitrine para conquistar novas oportunidades. As competências são importantes, mas seu perfil e suas atitudes, no ambiente profissional e até fora dele, são observados pelas empresas.

Em um mercado cada vez mais conectado, as empresas possuem uma série de informações sobre você, e o importante é estar antenado nessa dinâmica. As mídias sociais são ferramentas de extremo valor no processo de recrutamento e seleção, pois podem externalizar como você pensa, qual sua visão do mundo, sua posição perante outras pessoas, em que você está engajado e como se relaciona com o mundo. Tais informações são complementares ao seu currículo ou podem ser um empecilho à oportunidade a qual esta buscando.

Acompanhar e estar atento a sua vida digital é importante, e deve ser administrada com mais responsabilidade, além de estar atualizado com as novas ferramentas tecnológicas que vem surgindo e que pode auxiliá-lo para obtenção de sua oportunidade, principalmente nesse período de pandemia, na qual os recrutamentos estão sendo realizados de forma online, por meio de várias ferramentas como: Zoom, Skype, Whatsapp e etc…

Leia também: Coluna – Promoção: Resultado de conhecimento e autoresponsabilidade!

Outra forma de ser proativo é utilizar currículos em vídeo, para que permita ao recrutador ter uma percepção sobre você, tal ação demonstra que você está atento as tendências do mercado, bem como agiliza o processo de recrutamento e seleção.

Outro dia participei de um processo de seleção, em uma multinacional, em que a recrutadora solicitou uma apresentação em power point, elaborada pelos candidatos, e percebi a surpresa dos candidatos com a solicitação, mas também percebi que o processo de recrutamento ficou mais eficiente, pois percebemos com mais clareza as habilidades dos candidatos com a tecnologia, com a gestão do seu tempo de apresentação, desenvoltura ao falar, organização e outros pontos.

Trouxe essa observação sobre o uso da tecnologia para vocês, para que possam ver que o uso adequado da mesma poderá auxiliá-los na obtenção de uma oportunidade para quem está fora do mercado, bem como para quem busca uma promoção ou transição de posição.

Fico por aqui! E espero poder ter auxiliado vocês com as informações acima.

Até a próxima!

 

 

Rodrigo Seixas

Administrador e especialista em gestão de pessoas e coaching