Simples Nacional: 60% das empresas precisam de regularização

Prazo para adesão termina na próxima sexta-feira. Dívidas com governos estaduais, por exemplo, impedem participação no programa da Receita

Foto: Reprodução da pagina da receita federal.

O prazo para aderir ao programa Simples Nacional – regime tributário simplificado para micro e pequenas empresas – termina na próxima sexta-feira (31) e, segundo dados da Receita Federal, 60% das empresas que tentaram se cadastrar têm “pendências” com governos estaduais e municipais.

Segundo dados da Receita, 534 mil empresas solicitaram a participação. Contudo, somente 190 mil cadastros foram aprovados pelo órgão. Nesse cenário, 316 mil empreendedores, algo em torno de 60%, dependem de regularização, como pagamento de dívidas.

O Simples Nacional permite o recolhimento de oito impostos federais, estaduais, municipais e previdenciários em uma única guia. Para aderir ao sistema, empreendedores não podem ter dívidas com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Segundo informações da Receita Federal, as principais irregularidades que levam à exclusão do Simples são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas nesse regime de tributação.

 

*Com informações do Metrópoles*