Fundação Cecon forma mais cinco médicos especialistas

O programa, criado em 2004, é um convênio entre as Comissões Estadual (Cermam) e da FCecon (Coreme).

Foto: Laís Pompeu/FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) formou mais cinco médicos nas especialidades de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Anestesiologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. A solenidade ocorreu na noite da última quarta-feira (4), no auditório Dr. João Baldino, 3º andar, localizado na rua Francisco Orellana, 215, bairro Planalto, zona centro-oeste.

O Programa de Residência Médica tem o objetivo de ampliar as áreas de especialização médica, disponibilizando vagas anualmente por meio de edital público. O programa, criado em 2004, é um convênio entre as Comissões Estadual (Cermam) e da FCecon (Coreme), conforme estabelecido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) para formação e capacitação de profissionais médicos.

A Fundação Cecon já formou 43 residentes nas especialidades de Cirurgia Oncológica, Cabeça e Pescoço, Mastologia, Cancerologia Clínica, Anestesiologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Atualmente, há 18 residentes em processo de especialização na instituição.

Formandos – Os médicos formandos da FCecon em 2020 são: Vângelis Basílio Rebelo, na Cirurgia de Cabeça e Pescoço; João Pedro Gonçalves Figueira e Carlos Vitor Osório de Oliveira, na especialidade de Anestesiologia; e Dulce Gisella da Silva Barroso e Danielle Teles Leal, em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Um dos novos médicos especialistas do Amazonas é Vângelis Basílio Rebelo, que destacou a dedicação e esforço nos dois anos da residência. “A residência, o nome já diz, é uma residência onde temos que ficar todos os dias no hospital. A dedicação não é só do residente, mas também da família e dos amigos. São dois anos muito exaustivos e que temos que nos dedicar à residência e também entender o lado dos pacientes, que são pacientes oncológicos, muitas vezes sensíveis”, afirma.

Agora cirurgião de Cabeça e Pescoço, o médico pretende atuar no mercado de trabalho amazonense e aperfeiçoar ainda mais a formação com mais cursos. “Quero entregar à população e aos meus pacientes o melhor possível. É uma forma de devolver, uma forma de agradecer à população por ter me deixado estudar durante esses dois anos nesta instituição”, diz Vângelis Basílio.

Diferencial – Para a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon) em exercício, farmacêutica/bioquímica Valquíria Martins, o Programa de Residência Médica da Fundação Cecon vem se consolidando na região na formação de profissionais da Medicina com um diferencial de que estes podem atuar na área da Oncologia.

“Formar mais esses cinco médicos especialistas é muito importante para a Fundação Cecon e para o Estado, uma vez que esses profissionais residentes antes tinham que buscar fora do estado do Amazonas um programa de residência como esse. Estamos ofertando ao mercado de trabalho e à sociedade profissionais médicos de altíssima qualidade formados na FCecon”, avalia Martins.

Supervisora do Programa de Residência em Anestesiologia e gerente do serviço de Terapia da Dor de Cuidados Paliativos da Fundação Cecon, a anestesiologista Mirlane Cardoso ressalta que a especialização realizada na instituição, além de suprir a necessidade de profissionais na área, também forma médicos anestesistas com a qualificação técnica para tratar de pacientes oncológicos.

“Colocamos no mercado profissionais que são voltados a lidar com uma expertise adicional, o paciente oncológico, que é um paciente extremamente crítico. O profissional que tem esse perfil de tratar esse paciente, ou seja, é um profissional mais humanizado, com um caráter técnico muito fortalecido para lidar com paciente crítico. Eles saem para o mercado com esse diferencial”, destacou.

Novos residentes – Na última segunda-feira (2), a FCecon recebeu quatro novos médicos residentes para atuar nas especialidades de Mastologia, Anestesiologia e Cirurgia Oncológica.

Passaram a integrar o programa da FCecon os médicos Viviane Mateus Campos de Oliveira e João Barros Carreira, na área de Anestesiologia, Marcel de Aguiar Raposo da Câmara Coelho, na especialização de Cirurgia Oncológica, e Kaiom Cesar Xavier Pacheco, em Mastologia.