FVS investiga nova suspeita de varíola dos macacos em Manaus

O paciente é um homem com idade entre 20 a 30 anos que esteve em Portugal

Getty Images

Um novo caso de suspeita de varíola dos macacos (monkeypox), está sendo investigado em Manaus, segundo informações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O paciente seria um homem, com idade entre 20 e 30 anos, que esteve recentemente em Portugal.

O indivíduo mora em Manaus, e no dia 7 de julho apresentou os seguintes sintomas: febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea sugestivas de monkeypox.

O homem relatou que sentiu os primeiros sintomas ainda em Portugal, e lá mesmo recebeu tratamento para os sintomas que apresentava. Mas a medicação não o fez melhorar, então, quando voltou para Manaus, procurou a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde, após avaliação de equipe médica, foi notificado como suspeita de varíola dos macacos.

O caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM) pelo CIEVS Manaus.

Atualmente, o paciente encontra-se estável, se recuperando em casa e em isolamento. Foram realizadas coleta de exames pelo Laboratório Distrital da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) para diagnóstico diferencial do caso e conclusão de investigação.