OMS emite alerta internacional para varíola dos macacos

Um total de 60 países já registraram a doença e pelo menos 14,5 mil casos são contabilizados

Pixbay

A Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta no último sábado (23), dizendo que a varíola dos macacos (monkeypox) é uma doença que deve ser considerada uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Este é o nível extremo de alerta para um agente infeccioso. Os casos de monkeypox em regiões não endêmicas vem aumentando nas últimas semanas.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhamom Ghebreyesus anunciou a nova classificação da monkeypox durante coletiva de imprensa. “Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, afirmou.

Segundo Tedros, o vírus da varíola dos macacos se espalha rapidamente. Um total de 60 países já registraram a doença e pelo menos 14,5 mil casos são contabilizados. No Brasil, foram confirmados 607 casos, segundo o Ministério da Saúde.

Nesta segunda-feira (25), o Japão emitiu um alerta de nível 1 contra a varíola dos macacos, em meio a um surto global do vírus. Autoridades governamentais pedem que cidadãos japoneses ao redor do mundo tomem medidas meticulosas de precaução para não contrair a doença. Afirmam, ainda, que pessoas que planejam viajar para o exterior ou permanecer fora do Japão devem estar especialmente atentas.

O alerta de nível 1 é o mais baixo da escala japonesa que vai de um a quatro. No sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de varíola dos macacos como “emergência de saúde pública de preocupação internacional”.