Primeira morte por varíola dos macacos é confirmada no Brasil

O país também registrou três casos da doença em crianças.

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O paciente, um homem de 41 anos com graves problemas de imunidade, estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte e morreu nessa quinta-feira (28).

O secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, informou que o paciente que não resistiu estava em tratamento oncológico (linfoma) e era imunossuprimido.

Casos em crianças

Três casos de varíola dos macacos em crianças foram confirmados pela Prefeitura de São Paulo nessa quinta-feira (28). Trata-se dos primeiros diagnósticos da doença, também conhecida como monkeypox, no público infantil no Brasil.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os pacientes são um menino de 4 anos e duas meninas de 6 anos. Os infectados apresentam os sintomas da enfermidade, que são as bolhas na pele, além de febre e dilatação nos gânglios.

Foto: Divulgação

O órgão divulgou ainda que uma das meninas provavelmente foi infectada após ter contato com um parente diagnosticado com a doença, enquanto a origem dos outros dois casos seguem em investigação. As três crianças estão em casa, sem sinais de agravamento, e sendo monitoradas por SMS.

Com os três registros mais recentes, já são 818 casos de varíola dos macacos no estado de São Paulo, que tem a maior quantidade de diagnósticos positivos do Brasil. Em relação ao país, foram registrados 1.066 casos até esta sexta-feira (29), conforme nota do Ministério da Saúde.