Libertadores Feminina começa nesta sexta-feira

Competição terá três representantes brasileiros: Corinthians, Ferroviária e Avaí/Kindermann

Sofía Matamoros/Agencia Press South/Getty Images

A 12ª edição da Libertadores Feminina começa nesta sexta-feira (5/3) e a competição, ainda válida pela temporada de 2020, terá três representantes brasileiros: Corinthians, Ferroviária e Avaí/Kindermann.

O Timão, campeão de 2019, defende o título e busca o bicampeonato. A Ferroviária ergueu o troféu em 2015 e quer fazê-lo novamente, enquanto o Avaí/Kindermann fará participação inédita na copa.

Diferentemente de como ocorre na categoria masculina, a feminina será em sede única e, desta vez, é a Argentina que abriga a disputa. As brasileiras têm tradição na Libertadores. Das 11 edições passadas, somente três não foram conquistadas por um time do Brasil.

O Santos venceu as duas primeiras, em 2009 e 2010, o São José foi campeão em 2011, Colo-Colo, do Chile, no ano seguinte, e o São José ergueu mais duas taças em 2013 e 2014. No ano de 2015, foi a vez da Ferroviária; em 2016, o vencedor foi o Sportivo Limpeno, do Paraguai, o Corinthians em 2017, Atlético Huila, da Colômbia, em 2018, e por fim, o Timão, novamente.

Se conquistar o título de 2020, o Corinthians repetirá um feito que não ocorre desde 2014: um brasileiro vencer por dois anos consecutivos. Com um elenco cheio de craques, o alvinegro é um dos favoritos à conquista. Claro, sem deixar para trás o Avaí/Kindermann, atual vice-campeão brasileiro, e a Ferroviária, vice-campeã da edição passada da Libertadores.

Grupos e jogos

O Corinthians está no Grupo A junto do Universitário, do Peru, América de Cali, da Colômbia, e El Nacional, do Equador. No Grupo B, estão o Boca Juniors, Avaí/Kindermann, Santiago Morning, do Chile, e o Deportivo Trópico, da Bolívia. A Ferroviária aparece no Grupo D ao lado do Universidade de Chile, Peñarol, do Uruguai, e Libertad, do Paraguai. O Grupo C, que não tem brasileiros, é composto pelo River Plate, Santa Fé, da Colômbia, Sol de América, do Paraguai, e Atlético SC, da Venezuela.

Foi confirmado nessa quinta-feira (4/3) que a Band chegou a um acordo para transmitir os jogos da Libertadores Feminina por meio da BandSports e da Conmebol TV.

Confira as datas e horários dos jogos da fase de grupos que vai até o dia 12:

Sexta-feira (5/3):
Deportivo Trópico x Avaí/Kindermann, às 17h

Corinthians x El Nacional, às 17h

Sábado (6/3):
Ferroviária x Libertad, às 17h

Segunda-feira (8/3):
Corinthians x Universitario, às 17h

Santiago Morning x Avaí/Kindermann, às 17h

Terça-feira (9/3):
Ferroviária x Peñarol, às 17h

Quinta-feira (11/3):
América de Cali x Corinthians, às 17h

Avaí/Kindermann x Boca Juniors, às 19h30

Sexta-feira (12/3):
Universidad de Chile x Ferroviária, às 17h

 

*Com informações do Metrópoles*