UFC 254: russo defende cinturão e brasileiro tenta terceira vitória seguida

Khabib Nurmagomedov enfrenta Justin Gaethje em duelo valendo o título dos leves. Alex Cowboy pega balzaque em busca de outro triunfo no ano

GETTY IMAGES / HANDOUT / HANDOUT

O UFC 254, neste sábado (24/10) na Ilha da Luta em Abu Dhabi, colocará muita coisa em jogo. Na luta principal do evento, o russo Khabib Nurmagomedov defende o cinturão dos leves contra o americano Justin Gaethje. No card preliminar, o brasileiro Alex Cowboy tenta emendar a terceira vitória consecutiva na organização após uma fase ruim. E ainda pode surgir um possível desafiante de Israel Adesanya nos médios.

Campeão contra interino

O evento deste sábado fecha a temporada na Ilha da Luta. Segundo Dana White, presidente do UFC, a atração de número 254 pode ser a maior da história da organização. Isso porque o combate entre o russo e o americano pode quebrar o recorde de vendas do UFC.

O UFC 254 tentará superar uma luta do mesmo Nurmagomedov: a vitória do russo contra o irlandês Conor McGregor vendeu 2,4 milhões de pacotes de pay-per-view. “Sim, é uma tendência ser maior do que isso agora”, disse o manda-chuva do UFC ao TMZ.

O campeão e atual detentor do cinturão é o grande favorito nas casas de apostas. O russo está invicto na carreira, com 28 lutas. O campeão vem de vitória sobre Dustin Poirier.

O desafiante vem de uma sequência de vitórias contra adversários duros. O norte-americano venceu James Vick, Edson Barboza e Donald Cerrone. Gaethje é dono do cinturão interino e quer chocar o mundo, unificando os cinturões e destronando Nurmagomedov.

Desafiante de Adesanya?

O co-main event da noite pode definir o próximo desafiante de Israel Adesanya no peso médio. O duelo entre Robert Whittaker e Jared Cannonier deixará o vencedor muito perto de desafiar o nigeriano, que derrotou o brasileiro Paulo Borrachinha e manteve o cinturão da categoria.

Whittaker foi derrotado justamente pelo campeão e quer trilhar o caminho até a revanche. Mas terá pela frente uma pedreira: Cannonier desceu dos pesados para os médios e está invicto desde a mudança de peso.

Cowboy busca a trinca

No card preliminar, o brasileiro Alex Cowboy enfrenta Shavkat Rakhmonov. Cowboy vem de recuperação no UFC após uma sequência ruim na organização. Alex vem de duas vitórias consecutivas depois de perder três combates no octógono do UFC.

Contra o balzaque, o meio-médio tentará encaixar o terceiro triunfo consecutivo no UFC. Veja o card do UFC 254, que tem horário diferente do habitual: as lutas do card preliminar começam às 12h (horário de Brasília). O card principal tem início previsto para 15h. O canal Combate anuncia a transmissão ao vivo.

UFC 254 – Card principal

Peso-leve: Khabib Nurmagomedov x Justin Gaethje

Peso-médio: Robert Whittaker x Jared Cannonier

Peso-pesado: Alexander Volkov x Walt Harris

Peso-mosca: Lauren Murphy x Liliya Shakirova

Peso meio-pesado: Magomed Ankalaev x Ion Cutelaba

Card preliminar

Peso-pesado (até 120,2 Kg): Stefan Struve x Tai Tuivasa

Peso-médio (até 83,9 Kg): Jacob Malkoun x Phillip Hawes

Peso-casado (até 63,5 Kg): Nathaniel Wood x Casey Kenney

Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Alex Oliveira x Shavkat Rakhmonov

Peso meio-pesado (até 93 Kg): Da-un Jung x Sam Alvey

Peso-mosca (até 56,7 Kg): Liana Jojua x Miranda Maverick

Peso-leve (até 70,3 Kg): Joel Alvarez x Alexander Yakovlev