Amazonas apresenta proposta de matriz econômica à União Europeia

Foto: Divulgação/ Seplancti

Negócios a partir da biodiversidade, mineração e turismo, além das vantagens da Zona Franca de Manaus, foram algumas das alternativas da matriz econômica do Amazonas apresentadas pelo secretário de estado de Planejamento, Jório Veiga, na abertura, hoje (04/04), do seminário Oportunidades de Negócios, Parcerias e Investimentos entre Amazonas e União Europeia, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Jório Veiga disse que é intenção do Governo estreitar cada vez mais o intercâmbio com a União Europeia, destacando que projetos de cooperação já foram debatidos em encontro anterior com a representante do bloco econômico e político no Brasil, Domenica Bumma.

“Diversificar a economia e fortalecer o Polo Industrial de Manaus são as linhas mestras da política econômica delineada pelo novo Governo do Estado”, disse Veiga.

O alinhamento de projetos que está sendo realizado pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) contempla frentes de negócios no setor primário, com foco no aproveitamento dos vastos recursos da biodiversidade local, no qual se destacam negócios nos setores de cosméticos, piscicultura e agroindústria, conforme detalhou o secretário.

“Essas alternativas estão sendo trabalhadas em consonância com a tarefa de fortalecer cada vez mais o polo industrial local. A proposta de simplificação do Processo Produtivo Básico (PPB), que pode tornar mais ágil a instalação de novos empreendimentos incentivados no Amazonas e que vem sendo conduzida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), está avançando”, disse o secretário.

Seminário – Realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Seminário Oportunidades de Negócios, Parcerias e Investimentos entre Amazonas e União Europeia faz parte do Programa de Imersão na Indústria para Diplomatas. A programação se encerra nesta sexta-feira (5/4), com visita da comitiva à empresa Technicolor Brasil Mídias e Entretenimento.

 

*Com informações da assessoria*