Caminhão com cerca de 50 corpos é encontrado em estrada no Texas

Polícia acredita que se trata de imigrantes ilegais tentando atravessar a fronteira. Dois suspeitos de envolvimento no caso foram presos.

Reprodução

Um caminhão com cerca de 50 corpos, possivelmente de imigrantes, foi encontrado abandonado nos arredores de San Antonio, no Texas, nos Estados Unidos. Segundo a imprensa local, foram encontradas 16 pessoas ainda com vida, entre elas, quatro crianças. Os sobreviventes foram encaminhados à hospitais com problemas de saúde em decorrência do calor. A causa de morte das vítimas ainda é investigada.

De acordo com reportagem divulgada pelo canal TV KSAT, o caminhão foi encontrado perto dos trilhos de um trem, na região de Southwest Side, em San Antonio. A cidade é localizada a 250 km da fronteira que separa os Estados Unidos e México. Os agentes federais encontraram três pessoas suspeitas de envolvimento no caso. Segundo informações das autoridades, o baú de transporte do caminho não tinha ar condicionado nem água para as pessoas beberem. Nesse período do ano, o clima em San Antonio é muito quente, com máximas de 39,4º.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, informou que duas pessoas da Guatemala foram internadas, no entanto, as nacionalidades das vítimas ainda são desconhecidas.

Em 2021, houve um número recorde de imigrantes ilegais detidos nos EUA vindos do México,  muitos depois de terem passado por rotas extremamente arriscadas. É comum o uso de caminhões para transporte de imigrantes ilegais. Em 2017, 10 imigrantes foram encontrados mortos dentro de um caminhão do lado de fora de uma loja Walmart.

O secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, declarou: “Os traficantes de seres humanos são indivíduos insensíveis que não respeitam as pessoas vulneráveis que exploram e as colocam em risco para obter lucro”. Já o governador do Texas, Greg Abbot, disse que as mortes são culpa do presidente norte-americano, Joe Biden e suas “políticas letais de fronteira aberta”.