Putin decide estabelecer quarentena obrigatória na Rússia

A medida entra em vigor no sábado,28, e segue vigente até 5 de abril. Nesse período, apenas comércios não essenciais deverão permanecer fechados

Reprodução: dw

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, decidiu nesta quarta-feira (25) estabelecer a quarentena obrigatória no país mais extenso do mundo para conter o avanço da covid-19.

A medida entra em vigor no sábado (28) e segue vigente até 5 de abril. Nesse período, apenas comércios não essenciais deverão permanecer fechados, sendo permitido o funcionamento apenas de serviços dos setores médicos, de transporte e de alguns departamentos do setor público.

“Por favor, não se renda à ideia de que ‘ah, isso não vai me afetar’. Isso pode afetar qualquer 1. E o que está acontecendo agora em vários países ocidentais, tanto na Europa quanto além do oceano, pode ser o nosso futuro próximo“, disse Putin em pronunciamento na televisão.

A Rússia tem até o momento ao menos 658 casos de covid-19. Na terça-feira (24), no entanto, o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse a Putin que o número de casos de coronavírus na capital russa excede em muito os dados oficiais.

O comentário de Sergei Sobyanin, aliado do presidente, foi a indicação mais forte por parte das autoridades russas de que elas não têm uma compreensão completa de quanto o vírus se espalhou por toda a vasta extensão do país.

O mandatário russo havia dito, anteriormente, que a situação está sob controle, mas alguns médicos questionaram até que ponto os dados oficiais refletem a realidade. Na terça (24), o governo fechou boates, cinemas e centros de entretenimento infantil para conter a propagação do vírus.

“Uma situação séria está se desenrolando“, afirmou Sobyanin a Putin, em reunião. Acrescentou que o número real de casos não está claro, mas que eles estavam aumentando rapidamente.

De acordo com o prefeito, os testes para o novo coronavírus são escassos e muitos moscovitas que retornavam do exterior estavam se isolando em casa ou em casas de férias no campo. Assim, acabava não passando por exames. “Na realidade, há significativamente mais pessoas doentes“, declarou Sobyanin.

Também na terça (24), Putin vestiu 1 traje de proteção amarelo brilhante para o corpo inteiro e 1 respirador para visitar um hospital, nos arredores de Moscou, que trata pacientes com a doença respiratória. Ele elogiou os médicos pelo trabalho.

 

(*) Com informações do Poder 360