Terremoto no Afeganistão deixa mais de mil mortos e 600 feridos

As autoridades do país afirmam que esses números devem aumentar nas próximas horas

Foto: Dviulgação

Um terremoto de magnitude 5,9 deixou ao menos mil mortos e 600 pessoas feridas no leste do Afeganistão nesta quarta-feira (22). As autoridades do país afirmam que esses números devem aumentar nas próximas horas. O tremor aconteceu a 10 km de profundidade e afetou as províncias de Paktika e Khost, em uma área de difícil acesso perto da fronteira com o Paquistão.

“Até o momento, segundo as informações que temos, ao menos mil pessoas morreram e 600 ficaram feridas”, o vice-ministro de Gestão de Desastres Naturais, Sharafuddin Muslim.

Segundo Departamento Meteorológico do vizinho Paquistão, a magnitude do tremor não é considerada muito alta, mas o que explica o grande número de mortos é a região onde o terremoto ocorreu, uma área montanhosa e com muitas aldeias em condições precárias.

“O número de mortos provavelmente aumentará, pois algumas das aldeias estão em áreas remotas nas montanhas e levará algum tempo para coletar detalhes”, disse um porta-voz do Ministério do Interior.

O governo do Afeganistão já fala em risco de desastre humanitário. O desastre ocorre em um momento em que o país enfrenta uma grave crise econômica, desde que o Talibã assumiu o poder em agosto do ano passado quando as forças internacionais lideradas pelos EUA estavam se retirando após duas décadas de guerra.

Foto: Reprodução/ Twitter

“Pedimos às agências de ajuda que proporcionem assistência imediata às vítimas do terremoto para evitar um desastre humanitário”, afirmou o vice-porta-voz do governo, Bilal Karimi. Ele indicou que várias casas foram destruídas e muitas pessoas estão presas nos destroços.

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias