Policiais alvos de operação extorquiam donos de comércios em Manaus, diz MP

Foram presos cinco PM´s, um oficial e quatro praças

Divulgação

Cinco policiais militares suspeitos de fazer parte de uma organização criminosa que praticava extorsão, roubo e ameaças contra empresários e comerciantes em Manaus. Os mandados de prisão de busca e apreensão foram cumpridos durante a Operação Espólio, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Polícia Civil e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM). Foram presos um oficial e quatro praças.

A investigação começou depois que os comerciantes procuraram a Gaeco para denunciar os PMS. De acordo com promotor Iranilson de Araújo Ribeiro, os alvos dos suspeitos costumavam ser pessoas que já apresentavam histórico criminal.

“O modus operandi consistia até o momento na consulta do histórico criminal da vítima, algum histórico policial, algum problema com a Justiça. A partir daí, havia aquela abordagem inicial para sondar a situação patrimonial da vítima, para tentar extorqui-la”, disse o promotor.

os PMs utilizavam o levantamento para intimidar os alvos. Eles ameaçavam forjar acusações e flagrantes em troca de dinheiro. Com medo, as vítimas acabavam pagando suborno para os agentes.

Os agentes ficaram presos no Batalhão da PM e vão responder por crimes como extorsão qualificada, roubo, cárcere privado, violação de domicílio e organização criminosa.

O trabalho investigatório continua e caso a Justiça julgue necessário, as prisões podem ser convertidas em temporárias. Nesse momento, o Gaeco afirma que não pode dar mais informações sobre o caso para não prejudicar o andamento dos trabalhos.