Policiais Militares agridem estudante de jornalismo durante abordagem em Manaus; Veja vídeo

De acordo com a vítima, a agressão havia acontecido após os policiais acharem que ela estava filmando a abordagem que faziam no local

Divulgação

Rhyvia Araújo de 18 anos, acadêmica de jornalismo, foi agredida na tarde dessa terça-feira (6), por policiais militares da 24ª Cicom. O fato ocorreu na praça do Prosamim, na região central de Manaus. De acordo com a vítima, a agressão havia acontecido após os policiais acharem que ela estava filmando a abordagem que faziam no local.

A jovem registrou o momento e contou em seu Instagram que, após as filmagens, foi “perseguida e intimidada” pelos dois policiais que praticaram atos de truculência contra uma mulher. “O policial apertou meu braço e tentou me forçar a deletar o vídeo, na frente de todas as pessoas que estavam no local”.

“O que aconteceu foi o seguinte, era de tarde, e eu estava saindo do meu trabalho e fui descansar na praça (Centro de Manaus). Estava acontecendo uma abordagem a uma distância grande de onde eu estava, então, achava que corria tudo bem e ninguém ia me incomodar. Eu estava mexendo no meu celular, quando um deles viu, se aproximou de mim e perguntou ‘e aí bonitinha, tá filmando o que aí?’. Eu falei que não tinha nenhuma gravação, mas que mesmo assim, ele poderia olhar e ele pegou”, disse a estudante.

A jovem relatou que, em seguida, pediu seu celular de volta e os atos de violência continuaram: “Quando eu falei que eu queria o meu celular, ele olhou e pegou no meu braço tentando quebrar ele. O policial chamou o outro e afirmou que eu ESTAVA FILMANDO (sendo que não tinha nada) e ele falou ‘ela tem que ir com a gente na delegacia’. Foi quando eu falei: ‘ô, é assim que vocês honram a farda? Tentando quebrar meu braço?’. E pronto, ele furioso me chamou de ‘puta’ e desferiu um tapa no meu rosto. Ele só foi embora porque tinha gente gravando a ação e ele não queria ser filmado”.

Em nota, a Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da PMAM, informou que “está acompanhando o caso e que será instaurado um Inquérito Policial Militar para analisar a conduta dos policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária envolvidos em uma ocorrência na tarde da última terça-feira (06)”.

O pronunciamento oficial diz ainda que os policiais serão afastados de suas atividades operacionais até a conclusão do processo. “Todos os elementos apresentados durante a ação investigatória serão apurados da forma transparente que o caso requer, respeitando o direito ao contraditório e à ampla defesa”, diz trecho da nota.

A Polícia Militar complementou que não compactua com abusos, excessos e comportamentos que contrariem a lei e a ordem, e que a corporação preza pelo bem comum.

Procurados pela Reportagem do Portal AM1 , a 24° Companhia Interativa Comunitária não quis comentar sobre o assunto.

 

(*) Com informações da Repórter Monica Freires do Portal AM1