Bolsonaro diz que Trump enviará 2 milhões de comprimidos de cloroquina

Bolsonaro disse na manhã desta quarta-feira (27) que o presidente dos Estados Unidos enviará 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil.

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse na manhã desta quarta-feira (27) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviará 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil. Não há evidências sobre a eventual eficácia da medicação. Ao contrário. A OMS (Organização Mundial da Saúde) suspendeu os testes do remédio depois de primeiro estudo mostrar que pode aumentar riscos de arritmia cardíaca.

“Como está o Trump lá? Está bem? Tem que ser Trump. Ele está mandando para nós 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina”, disse na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, a 1 apoiador que disse morar nos Estados Unidos.

O possível aumento do número de mortes em casa a partir do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina foi informado pelo ortopedista e ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde). O governo federal, no entanto, tenta ampliar a produção da medicação.

O oncologista e ex-ministro Nelson Teich (Saúde), que deixou o cargo apenas 28 dias depois de assumi-lo, pediu demissão da pasta num contexto em que Bolsonaro pedia a ampliação da orientação do uso da medicação pelo Ministério da Saúde.

A pasta orientou o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina junto à azitromicina quando o general e agora ministro interino Eduardo Pazuello (Saúde) assumiu o comando do ministério. Auxiliares dele declararam na última segunda-feira (25) que o governo não vai recuar da orientação, mesmo diante das evidências que colocam a eficácia em dúvida.

O estudo mencionado pela OMS foi divulgado pela revista The Lancet, uma das publicações médicas mais respeitadas do mundo todo. A secretária Mayra Pinheiro (Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde), no entanto, declarou que a pesquisa “não entra no critério de 1 estudo metodologicamente aceitável para servir de referência para nenhum país –nem para o Brasil.”

A análise publicada pela The Lancet foi feita com 96.032 pacientes com idade média de 53 anos para homens e 46 para mulheres, hospitalizados de 20 de dezembro de 2019 a 14 de abril de 2020 em 671 hospitais de 6 continentes. Eis a íntegra do estudo, em inglês (528kb).