Bolsonaro pede em rede nacional o fim do ‘confinamento em massa’

Para o presidente, os brasileiros devem “abandonar o confinamento em massa”, pois “o grupo de risco é das pessoas acima de 60 anos”.

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na noite desta terça-feira (24) que a crise causada pelo avanço do coronavírus no Brasil “breve passará”; criticou medidas restritivas tomadas por governadores e prefeitos, sem citar nomes, e convocou o país a “voltar à normalidade”. Para o presidente, os brasileiros devem “abandonar o confinamento em massa”, pois “o grupo de risco é das pessoas acima de 60 anos”.

Criticou fechamento de escolas e medidas mais severas de distanciamento social. Achou tempo para ironizar o médico Drauzio Varella, mesmo sem citar o nome dele.

A fala ocorreu em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.

Veja a íntegra da mensagem:

 

Mais cedo nesta terça, o presidente teve reuniões virtuais com governadores das regiões Centro-Oeste e Sul apresentou a proposta que havia discutido com os chefes dos estados do Norte e do Nordeste, de recompor os repasses do Fundo de Participação do Estados (FPE) e de suspender o pagamento da dívida dos estados com a União.

Na segunda-feira (23), no início do esforço para reconstruir pontes com governadores, o presidente havia anunciado um pacote econômico de socorro a estados e municípios. As ações para conter o novo coronavírus incluem suspensão de dívidas, facilitação de empréstimos, criação de linhas de crédito e transferências adicionais de recursos.

O plano, conforme cálculos do governo federal endossados pelo chefe do Executivo, soma R$ 85,8 bilhões.

 

*Com informações do Metrópoles*