Bolsonaro sai às ruas do DF e grava vídeos com comerciantes

Depois de fugir de jornalistas no Palácio do Alvorada, Bolsonaro foi a padaria, posto de gasolina e fez vídeo com feirantes de Taguatinga e Ceilândia.

Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu quebrar por vez todas as regras de quarentena por conta do coronavírus, na manhã deste domingo (29), e decidiu ir às ruas do Distrito Federal. Depois de fugir de jornalistas no Palácio do Alvorada, ele foi a padaria, posto de gasolina e fez vídeo com feirantes de Taguatinga e Ceilândia.

Bolsonaro visitou alguns comércios abertos na capital federal, uma vez que decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) determina que apenas serviços essenciais podem funcionar. Ele seguiu para um posto de gasolina, onde tirou fotos com frentistas e conversou com algumas pessoas que estavam por lá. Ele ainda visitou uma farmácia, uma padaria e um supermercado no Sudoeste.

Ao público que o cercava nas feiras, o presidente voltou a defender o retorno à normalidade. “O que eu tenho conversado com o povo: eles querem trabalhar. O que eu tenho falado desde o começo. Tem que tomar cuidado, quem é maior de 65 [anos] fica em casa”.

O chefe do Executivo voltou a defender o medicamento hidroxicloroquina, ainda em fase de testes quanto à eficácia no combate ao novo coronavírus. “Aquele remédio lá tá dando certo em tudo quanto é lugar”, pontuou.

O presidente publicou, em suas redes sociais, um vídeo no qual ele conversa com um vendedor ambulante, acompanhado de seguranças, policiais e curiosos. Bolsonaro pede ao homem que, caso seja idoso, fique em casa.

“É difícil, mas a gente tem que trabalhar. A morte tá aí, mas seja o que Deus quiser, só não pode ficar é parado, com medo de morrer. Se você não morrer da doença, vai de fome, um dos dois”, disse o vendedor de churrasco ao presidente.

O presidente também passou no Hospital das Forças Armadas (HFA), onde ficou por 20 minutos. O Metrópoles questionou a assessoria do Palácio do Planalto sobre o motivo da visita. A Secretaria de Comunicação ainda não se manifestou.

O HFA está no meio de um embate com o GDF. Isso porque a Secretaria de Saúde quer saber o resultado dos exames de coronavírus de todos os integrantes da comitiva do presidente que esteve nos Estados Unidos.

Exames

Na última semana, a Justiça Federal decidiu extinguir a ação para exigir que a unidade repassasse as informações. A decisão foi divulgada na sexta-feira (27) e assinada pela juíza Raquel Soares Chiarelli, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

A comitiva que viajou aos EUA realizou o exame no HFA, mas faltaram dois nomes na lista. O GDF chegou a ganhar na Justiça direito a acesso aos exames. O hospital alegou, no entanto, que, por ser vinculado à União, não se submetia às regras distritais.

Para justificar a nova decisão, a magistrada do TRF-1 disse que a Secretaria de Saúde passou a ser informada sobre todos os casos de Covid-19 registrados na unidade hospitalar e que os dados conferem com o do Ministério da Saúde. Por isso, não havia mais razão para prosseguir com a ação.

 

*Com informações do Metrópoles*