Decotelli muda currículo pela 2ª vez depois de universidade alemã negar título

A universidade informou que Decotelli conduziu pesquisas na universidade por 3 meses em 2016, mas não concluiu nenhum programa de pós-doutorado.

Reprodução: Agência Brasil

Depois de a Universidade de Wüppertal, da Alemanha, afirmar nesta segunda-feira (29) que Carlos Alberto Decotelli não obteve certificado de pós-doutor pela instituição, o novo ministro da Educação mudou informações de seu currículo. Excluiu a citação ao pós doutorado.

No currículo disponível na plataforma Lattes, Decotelli informava que frequentou a instituição alemã de 2015 a 2017 e que chegou ao estágio acadêmico em questão. Agora, o ministro informa que “construiu projeto de pesquisa intitulado ‘Sustentabilidade e Produtividade na automação de máquinas agrícolas’, que foi submetido à Bergische Universitat Wuppertal, na Alemanha, tendo por base pesquisa específica que teve o apoio da empresa Krone“.

Em nota enviada ao jornal O Globo, a universidade informou que Decotelli conduziu pesquisas na universidade por 3 meses em 2016, mas não concluiu nenhum programa de pós-doutorado.

“Carlos Decotelli não obteve nenhum título na nossa universidade“, afirmou a responsável pela comunicação da Bergische Universität Wüppertal, Jasmine Ait-Djoudi. A universidade alemã, que tem mais de 22.000 estudantes, oferece cerca de 110 cursos em diversas áreas. No país, 1 pós-doutorado dura de 2 a 4 anos.

Decotelli já havia promovido mudança em seu currículo depois de o reitor da Universidade de Rosario, na Argentina, Franco Bartolacci, dizer que o novo ministro da Educação no Brasil não tem título de doutor em administração pela instituição.

Outra suspeita que recai sobre o novo integrante da Esplanada é a de que ele teria plagiado dissertação de mestrado em gestão empresarial. Há trechos que repetem trabalhos publicados anteriormente por outros autores. Há mudanças sutis.

As obras originais são citadas na bibliografia no final do trabalho. Mas as regras acadêmicas exigem também que trechos extraídos de outros textos sejam citados entre aspas e com indicação da origem no próprio local em que é citado, o que Decotelli não fez.

MINISTRO BALANÇA NO CARGO

As informações desencontradas no perfil profissional de Carlos Decotelli podem lhe custar a não efetivação no cargo de ministro da Educação. A posse estava marcada para esta terça-feira (30). Foi desmarcada. Não há previsão para ser realizada.

Não é necessário mestrado, doutorado ou pós-doutorado para ser ministro de Estado. Mas a confirmação do novo ministro no cargo pode parar na Justiça tendo como base, por exemplo, uma eventual lesão ao princípio da moralidade.

Decotelli é ex-presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O professor assume o cargo que estava vago desde a saída do ex-ministro Abraham Weintraub, em 18 de junho. Weintraub foi indicado para ser diretor do Banco Mundial.

 

*Com informações do Poder 360*