Governistas têm assinaturas para CPI da Covid com estados e municípios

O número de assinaturas é superior ao primeiro pedido de CPI, que foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e abrange apenas o governo federal

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Senadores governistas reuniram assinaturas para pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ações dos estados e municípios na pandemia de covid-19.

Foram reunidas, até o momento, 34 assinaturas (veja a lista abaixo), entre as quais estão a do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e a do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

O número de assinaturas é superior ao primeiro pedido de CPI, que foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e abrange apenas o governo federal.

“Nós conseguimos o número suficiente de assinaturas para que a CPI seja ampla, independente e justa para investigar União, governadores e prefeitos”, informou o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que encabeça a lista de signatários.

Veja também: Governadores querem mais ajuda financeira para enfrentar pandemia

O pedido defende que a CPI apure “as possíveis irregularidades em contratos, fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de recursos públicos, assinatura de contratos com empresas de fachada para prestação de serviços genéricos ou fictícios, entre outros ilícitos, se valendo para isso de recursos originados da União Federal, bem outras ações ou omissões cometidas por administradores públicos federais, estaduais e municipais, no trato com a coisa pública, durante a vigência da calamidade originada pela pandemia do coronavírus”.

Depois que o ministro do Supremo Tribural Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou a instalação da CPI da Covid, aliados de Bolsonaro passaram a criticar a decisão e buscar formas de amenizar a investigação.

O pedido de CPI desta segunda-feira (12) é a principal resposta da base aliada, que se articulou para ampliar o escopo do colegiado e investigar também ações de governadores e prefeitos.

Ainda não há definição sobre qual comissão será instalada. É provável que os líderes de outros partidos, inclusive do governo, articulem para que essa seja instalada. Sendo assim, a expectativa é que tendo mais assinaturas que o outro pedido, se dê preferência à essa CPI.

Na próxima quarta-feira (14), o Plenário do STF vai analisar a questão. O Supremo pode manter a decisão liminar de Barroso, mas dar ao Senado a prerrogativa de decidir sobre a data de instalação e formato de funcionamento da CPI.

Veja a lista de signatários da CPI:

  1. Eduardo Girão (Podemos-CE)
  2. Alvaro Dias (Podemos-PR)
  3. Jorge Kajuru (Cidadania-GO)
  4. Flávio Arns (Podemos-PR)
  5. Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
  6. Styvenson Valentim (Podemos-RN)
  7. Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)
  8. Reguffe (Podemos-DF)
  9. Lasier Martins (Podemos-RS)
  10. Paulo Paim (PT-RS)
  11. Plínio Valério (PSDB-AM)
  12. Rose de Freitas (MDB-ES)
  13. Izalci Lucas (PSDB-DF)
  14. Soraya Thronicke (PSL-MS)
  15. Marcos do Val (Podemos-ES)
  16. Luis Carlos Heinze (PP-RS)
  17. Esperidião Amin (PP-SC)
  18. Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)
  19. Eduardo Gomes (MDB-TO)
  20. Elmano Férrer (PP-PI)
  21. Carlos Viana (PSD-MG)
  22. Vanderlan Cardoso (PSD-GO)
  23. Chico Rodrigues (DEM-RR)
  24. Zequinha Marinho (PSC-PA)
  25. Eduardo Braga (MDB-AM)
  26. Marcos Rogério (DEM-RO)
  27. Carlos Fávaro (PSD-MT)
  28. Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
  29. Luiz do Carmo (MDB-GO)
  30. Ciro Nogueira (PP-PI)
  31. Roberto Rocha (PSDB-MA)
  32. Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ)
  33. Marcio Bittar (MDB-AC)
  34. Rodrigo Cunha (PSDB-AL)

*Com informações do Metrópoles*