Lira bate-boca com Glauber Braga e ameaça retirá-lo a força do plenário

A discussão começou após Glauber Braga criticar a posição favorável do presidente da Câmara sobre a privatização da Petrobras.

Foto: divulgação.

Uma divergência entre ideias quase colocou o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) em uma situação constrangedora. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ameaçou nesta terça-feira (31) retirar o deputado a força do plenário após o parlamentar questioná-lo sobre sua intenção de pautar a privatização da Petrobras.

A confusão toda começou após Glauber chamar Lira de ditador e perguntar se ele não tinha vergonha de dar entrevistas afirmando que iria pautar projetos para privatizar a estatal.

Durante o bate-boca, Lira cortou o áudio do microfone do colega e além de ameaçar retirá-lo, o presidente da Câmara também disse que iria processar Glauber no Conselho de Ética. “A diversidade de pensamentos nesta Casa é permitida, só não é aceita nesta Casa falta de respeito”, completou. Após a discussão, Lira deu a palavra para que Glauber Braga falasse.

Em um momento mais tenso da discussão, Lira chegou a ameaçar “usar medidas mais duras para retirá-lo [Glauber] do plenário”. Glauber rebateu.

“Acha que vai me tirar desse plenário? Pois não vai me tirar do plenário, pois não tem esse poder para fazê-lo”, questionou o deputado do PSOL.

O deputado do PSOL, então, voltou a criticar o presidente da Casa pelas falas recentes a favor da privatização da Petrobras e ressaltou:”A pergunta que eu fiz no microfone eu faço novamente: o senhor não tem vergonha não? É pecado perguntar se o senhor não tem vergonha? Lamentável não é a minha indignação, lamentável é o senhor se sentir a vontade para no ano de 2022 como presidente da Câmara trair e entregar o patrimônio brasileiro fingindo que está fazendo bem à população brasileira.”