Mourão diz que Macron desconhece a produção de soja no Brasil

Segundo Mourão, Macron “nada mais, nada menos externou interesses protecionistas dos agricultores franceses e isso faz parte do jogo político”

Mourão diz que Macron desconhece a produção de soja no Brasil

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse nesta quarta-feira (13) que o presidente da França, Emmanuel Macron, desconhece a produção de soja no Brasil. “Monsieur Macron ne pas bien! [O senhor Macron não passa bem, em francês] Monsieur Macron desconhece a produção de soja no Brasil”, disse o vice-presidente a jornalistas ao chegar ao Palácio do Planalto.

A declaração de Mourão foi em resposta ao que disse Macron na terça-feira (12). O francês afirmou que “depender da soja brasileira” é a mesma coisa que “apoiar o desmatamento na Amazônia”. Assista ao vídeo publicado em seu perfil no Twitter.

Leia também: ‘Ninguém receberá a vacina antes de Manaus’, afirma Pazuello

“Continuar a depender da soja brasileira seria endossar o desmatamento da Amazônia. Somos consistentes com as nossas ambições ecológicas, lutamos para produzir soja na Europa!”, escreveu o mandatário europeu. Ele, no entanto, não apresentou dados que embasassem suas declarações.

“A nossa capacidade de produção é imbatível, nossa competição nesse ramo está muito acima dos concorrentes. Temos que lembrar também que aqui no Brasil temos menos de 8% do país como área dedicada à agricultura, e na França a área é mais de 60%”, disse o vice-presidente.

Veja também: Mourão, ao contrário de Bolsonaro, diz que tomará vacina contra a covid-19

Segundo Mourão, Macron “nada mais, nada menos externou interesses protecionistas dos agricultores franceses e isso faz parte do jogo político”.

Para o vice do Brasil, a França “não tem condições de competir” com o Brasil. Diz que “no aspecto da produção agrícola”, os brasileiros dão “de 10 a 0 neles [franceses]”.

Até a publicação desta reportagem, os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura não haviam se pronunciado.

*Com informações do Poder 360*