Não tinha como prever o que ia acontecer com nova cepa em Manaus, diz Mourão

O vice-presidente, general Mourão, disse nesta sexta-feira que o governo faz além do que pode para conter o agravamento da pandemia de covid-19 no Amazonas.

Não tinha como prever o que ia acontecer com nova cepa em Manaus, diz Mourão
Foto: Divulgação

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, disse nesta sexta-feira (15) que o governo faz além do que pode para conter o agravamento da pandemia de covid-19 no Amazonas. “O governo está fazendo além aí do que pode, dentro dos meios que a gente dispõe. Agora eu já falei aqui para vocês, várias vezes, a respeito de Amazônia. Na Amazônia, as coisas não são simples”, disse a jornalistas no Palácio do Planalto.

Mourão disse que “qualquer manobra logística para, de uma hora para outra, aumentar a quantidade de suprimento lá [no Amazonas] requer meios”. O vice citou as Forças Armadas.

Na entrevista, Mourão disse que não havia como o governo “prever” o que aconteceria em Manaus (AM) com o alastramento da nova cepa da covid-19. “Você não tem como prever o que ia acontecer com essa cepa que está ocorrendo lá em Manaus. Totalmente diferente do que tinha acontecido no primeiro semestre, né?”, disse.

Nos primeiros meses de 2020, Manaus atingiu altas taxas de ocupação dos leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva). Em abril, estavam superlotados, variando de 96% a 100% de ocupação. À época, foram realizados enterros de vítimas da covid-19 em valas coletivas, com o número de mortes quadruplicando.

“O ministo Pazuello falou de inverno na região amazônica e foi ridicularizado. O que que é o inverno na Amazônia? É estação da chuva. Aumenta a umidade e aumentam as doenças respiratórias. Foi o que aconteceu naquele pico ali logo no começo da pandemia e está acontecendo agora de novo”, disse o vice-presidente.

Nessa quinta-feira (14.jan), o ministro da Saúde disse que a situação de agravamento da pandemia de covid-19 no Amazonas estava associada a 3 fatores. 

O 1º, de acordo com ele, é o ciclo sazonal e o período chuvoso. O 2º, Manaus não teve “efetiva ação” no tratamento precoce. E, por fim, a infraestrutura hospitalar de atendimento especializado é bastante reduzida. A declaração foi feita na live semanal nas contas oficiais do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Lockdown

Mourão afirmou que decretar ou não lockdown, medida restritiva de fechamento de comércios e limitação de atividades para conter o alastramento da pandemia, é “um problema do governo do Estado, da prefeitura”. Segundo ele, o Brasil nunca fechou seu comércio ao nível de um lockdown.

“A questão é que nós aqui não fechamos nunca, essa é a realidade. E aí você tem que entender a característica do nosso povo. O nosso povo não tem assim essa imposição de disciplina. Em cima do brasileiro, ela não funciona muito”, disse.

Nesta sexta-feira,  uma aeronave da Azul Linhas Aéreas partiu para a Índia na missão de buscar 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Oxford e AstraZeneca. Porém, o representante do Ministério de Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse nessa quinta-feira (14) que era “muito cedo para dar uma resposta específica sobre o fornecimento [de vacinas] para outros países”.

Perguntado sobre a situação, Mourão disse que se deve confiar em Pazuello. “Por enquanto é o que o ministro da Saúde está dizendo, então vamos confiar na palavra dele”.

*Com informações do Poder 360*