CPI do BNDES sugere indiciamento de Lula, Dilma, Mantega e Palocci

Dilma e Lula: a CPI investiga contratos firmados pelo BNDES entre 2003 e 2015, de empresas brasileiras como Odebrecht e JBS envolvidas em atos de corrupção Foto: Victor Moriyama/Getty

O relatório da Comissão de Assuntos Parlamentares (CPI) que investiga a prática de atos ilícitos e irregulares no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pede o indiciamento de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, ex-ministros e empresários.

Divulgado nesta terça-feira (08), o documento de 395 páginas, denuncia os dois ex-presidentes do Brasil pelos crimes de corrupção e formação de quadrilha. O relatório é de autoria do deputado Altineu Côrtes (PR-RJ).

Criada em março deste ano, a CPI investiga contratos firmados pelo BNDES entre 2003 e 2015, de empresas brasileiras como Odebrecht e JBS envolvidas em atos de corrupção. São projetos em países como Gana, Guiné Equatorial, Venezuela, República Dominicana e Cuba.

“Valendo-se de brechas e da frouxidão de regras e procedimentos de decisão e de operação, e apoiando-se nos falsos argumentos do ‘interesse nacional’ e da ‘inexistência de prejuízo’, esses agentes, por meio de ações subreptícias e dissimuladas, na verdade operaram nas sombras para protagonizar um autêntico e cristalino desvio de finalidade”, diz trecho do documento.

Além de Lula e Dilma, o relatório também recomenda o indiciamento de Guido Mantega, Antônio Palocci, Emílio e Marcelo Odebrecht, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, além de ex-servidores do BNDES.

“Segundo a hipótese investigativa, as empresas de engenharia envolvidas na operação Lava-Jato, que mantinham relações com os governos desses países, em especial os de Angola e da Venezuela, patrocinaram a aproximação do governo brasileiro para que pudessem viabilizar as suas exportações para esses países”, afirma.

 

*Com informações do Exame.Com*