Em Manaus, projeto promove dia de beleza para venezuelanas

#PorElas oferecerá cortes de cabelo, limpeza de pele, doações de roupas e orientações para ingressar no mercado de trabalho, além de palestra sobre o combate à violência doméstica Foto: Alailson Santos/ Sejusc

Neste sábado (23 /03), das 8h às 14h, a Escola Maria Rodrigues Tapajós (rua Goiânia, nº 701, Redenção) abrirá as portas para receber mulheres venezuelanas – indígenas e não-indígenas – na ação social #PorElas, que oferecerá cortes de cabelo, limpeza de pele, doações de roupas e orientações para ingressar no mercado de trabalho, além de roda de conversa sobre o combate à violência doméstica.

A iniciativa é uma parceria do Sidia – Instituto de Ciência e Tecnologia com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Mana, Centro Universitário do Norte (Uninorte), Global Green e o Serviço Jesuíta a Migrante e Refugiados (SJMR).

Para a titular da Sejusc, Caroline Braz, a ação resgata a autoestima das mulheres e propõe fortalecimento para as refugiadas no Estado. “Durante a roda de conversa sobre violência doméstica, vamos apresentar a rede de atendimento e proteção para as mulheres, administrada pelo Governo do Amazonas”, afirma a secretária. “É importante que todas as mulheres tenham conhecimento do que é oferecido para elas, independente da nacionalidade”.

Vânia Capela, diretora administrativa do Sidia, explica que a iniciativa faz parte das estratégias da nova campanha de responsabilidade social e ambiental, We Respect. “Queremos contribuir não só para a melhoria de vida do nosso público interno, mas também com a comunidade do nosso entorno. Por isso, junto com os nossos parceiros, buscamos diversificar a forma como o Dia Internacional da Mulher é celebrado, visando ajudar e minimizar as necessidades das pessoas que têm buscado refúgio em nosso País”.

Doações – Durante a ação, serão entregues kits de limpeza e roupas recolhidas por estudantes do Centro Universitário do Norte (Uninorte) para as mulheres venezuelanas.

Os interessados em doar alimentos e roupas para os refugiados podem procurar o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, na rodoviária de Manaus, das 8h às 17h.

 

SERVIÇO:

O que é: #PorElas

Quando: 23 de março (sábado), 8h às 14h

Local: Escola Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, nº 701, Redenção

 

*Com informações da assessoria*