Seap realiza ação para emissão de RG para internos da UPP

Foto: Divulgação/Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, por meio do Departamento de Reintegração Social (Deresc), em parceria com o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou uma ação de emissão de Registro Geral (RG) na Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), localizado no ramal Bela Vista, no km 2, na manhã desta quinta-feira (02/05).

Ao todo, 44 presos foram contemplados com a atividade de cadastro de identidade. A emissão dos documentos de identificação na unidade tem o objetivo de otimizar os atendimentos internos para procedimentos padrões, como visitação de familiares, deslocamento para audiências e participação em projetos de reintegração, garantindo o papel do detento como cidadão.

Segundo a chefe do Deresc, Keyla Prado, a ação de documentação é importante para contribuir para o resgate da cidadania das pessoas privadas de liberdade, garantindo os direitos como cidadãos “Nosso objetivo é reconhecer por meio da documentação, a importância e participação na sociedade, sendo valorizado e estabelecendo suas relações com o ambiente físico e social”, comentou Keyla.

Cronograma – No último mês, foram atendidos 39 internos do Centro de Detenção Provisório de Manaus I (CDPM I). De acordo com o cronograma da Seap, na próxima semana, dia 7, os atendimentos de registro irão acontecer no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

A emissão de documentos oficiais é um direito legal, visando cumprir a Lei n 7.210 de 11 de julho de 1984, art. 23, que providencia a obtenção de documentos para os cidadãos.

 

*Com informações da assessoria*