Ultramaratonista do Batalhão de Choque da PM finaliza maratona entre os dez melhores

Foto: Divulgação/SSP-AM

Após mais de 14 horas de corrida, entre subidas, descidas, neve, sol e temperaturas adversas, o cabo do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Waldeir Tavares, conhecido como ‘Ultraloko’, finalizou a maratona Ushuaia by UTMB, realizada no período de 5 a 7 deste mês, em Ushuaia, na Argentina, em 10º na categoria Open até 29 anos, e em 91º entre mil maratonistas inscritos.

O resultado, assim como toda a preparação para a ultramaratona, foi divulgado nas redes sociais do atleta, que percorreu 74,51 quilômetros em uma altitude de até 961 metros, na montanha conhecida como “Fim do Mundo”.

“Treinei muito para fazer a prova, mas ao chegar ao local precisei me adaptar ao clima. No dia da prova o tempo virou, nevou o dia todo e a noite toda, bem atípico da nossa região, então senti bastante. Isso me impediu de comer porque não sentia minhas mãos, não conseguia parar na montanha com receio de ter uma hipotermia, então não deu para desenvolver a minha corrida. Por várias vezes pensei em desistir, mas a força de Deus e da turma que torcia, que me acompanhava online, me fez continuar e concluir a prova bem, sem lesão, apesar das muitas quedas”, disse o cabo Waldeir Tavares.

De acordo com a organização do evento, a corrida, com formato técnico e contínuo, foi regida pelo princípio da semiautonomia. Isso significa que cada corredor devia ser autossuficiente entre cada posto de abastecimento.

Os participantes enfrentaram “altos e baixos” e percorreram todos os tipos de terrenos. Devido à sua proximidade com a Antártida, o clima nas montanhas que circundam Ushuaia (entre 1.000 e 1.500 metros de altitude, com vegetação chegando até aproximadamente 600 metros) é muito semelhante ao dos Alpes a 2.500, 3.000 metros de altitude.

“Foi a minha primeira prova de circuito mundial e corri muito bem. O percurso era todo sinalizado, mas havia muito charco, muita lama e tanta neve que os pés e as canelas sumiam. Eu me considero um vitorioso”, disse o ultramaratonista do Amazonas.

De volta ao Estado, o cabo Waldeir Tavares disse que vai se preparar para levar a bandeira do Amazonas e da PMAM para o La Misión Brasil 80k, maratona realizada em Serra Fina, uma seção da Serra da Mantiqueira, uma das mais importantes cadeias montanhosas do País, localizada na divisa entre o município de Passa Quatro (MG) e São Paulo.

 

*Com informações da assessoria*