O navio Queen Hind, que viajava para a Arábia Saudita, tombou no Mar Negro, na costa da Romênia, após deixar o porto de Midia. O navio transportava 14.600 animais. As informações são do G1.
Ana-Maria Stoica, porta-voz dos serviços de resgate, afirmou que 20 sírios e um libanês foram resgatados. “A operação de resgate está em andamento, esperamos que as ovelhas no porão do navio ainda estejam vivas”, disse ela em entrevista. Algumas dezenas de animais já foram retirados do Queen Hind.
“Nossa associação está chocada com o desastre”, afirmou a presidente da Acebop, principal associação de criadores e exportadores de ovelhas da Romênia, Mary Pana, em comunicado. “Se não podemos proteger os animais durante o transporte de longa distância, devemos proibi-lo completamente”, afirmou.
Ativistas
Em entrevista, Gabriel Puan da ONG Animals International, afirmou que o navio estava sobrecarregado e que já tinham ocorrido falhas no motor em dezembro do ano passado. “Uma investigação deve ser aberta sem demora”, disse.
“Navios da morte” é o nome usado entre os ativistas para se referir às embarcações de transporte de ovelhas. Eles denunciam que existe a possibilidade de os animais serem cozidos vivos durante os meses quentes do verão. Aproximadamente 100 navios saem de Midas todos os anos.
Vytenis Andriukaitis, então comissário europeu encarregado da saúde e segurança alimentar, exigiu em julho que Bucareste parasse com o transporte de 70 mil animais para os países do Golfo Pérsico, citando motivos de bem-estar animal. Ele solicitou que a Comissão Europeia investigasse as práticas da Romênia no setor.
A Romênia
Na União Europeia, a Romênia é o terceiro maior criador de ovinos, seguida do Reino Unido e da Espanha, e um dos principais exportadores, principalmente pelo Oriente Médio.
*Com informações do Metrópoles*