Libertadores: Como estão os times brasileiros a duas semanas da volta da competição

Setembro chegou, e com ele a Copa Libertadores da América! A competição vota à ativa no próximo dia 15 – São sete os representantes do Brasil na competição.

Libertadores: Como estão os times brasileiros a duas semanas da volta da competição
Foto: Reprodução

Setembro chegou, e com ele a Copa Libertadores da América! A competição volta à ativa no próximo dia 15 – São sete os representantes do Brasil na competição: Athletico-PR, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo. E, com todos disputando apenas o Brasileirão no momento, os cenários variam bastante a 15 dias do retorno às disputas pela América do Sul – seja pelo que rolou nos estaduais ou pela posição na tabela do torneio nacional.

Flamengo

Domènec Torrent não teve vida fácil no começo de trabalho no Flamengo, com derrotas para Atlético-MG e Atlético-GO, e seus jogadores ainda estão em trabalho de adaptação ao novo estilo. O time rubro-negro tem 6 pontos na tabela do Brasileiro, ocupando a 9ª posição.

Por mais sofrido que o jogo tenha sido, a vitória veio na última partida, contra o Santos, no simples 1 a 0, de forma que o time não perde desde a segunda rodada. Gabigol saiu do jogo com dores, mas está bem. Já Bruno Henrique e Diego Alves constataram lesões.

Palmeiras

O Palmeiras foi rapidamente do céu ao inferno: campeão paulista com vitória nos pênaltis sobre o rival Corinthians e, dias depois, protestos na porta do CT.

O time de Vanderlei Luxemburgo ainda está invicto no Brasileiro, mas são mais empates (3) do que vitórias (2) até aqui, o que garante 9 pontos e a 6ª colocação.

A balança estaria pesando para o lado das vitórias se não fosse um gol sofrido contra o Bahia aos 50 minutos da última partida, que deixou tudo igual no placar – para Luxa, o que faltou foi “malandragem”.

Entre os sete times citados neste texto, o Athletico-PR é o pior no Brasileirão, com apenas 6 pontos conquistados em 6 jogos, na 13ª posição.

A situação é tão ruim que, mesmo com o título do Campeonato Paranaense conquistado sobre o Coritiba, o técnico Dorival Júnior não resistiu à pressão de quatro derrotas consecutivas e foi sacado na última sexta-feira (28).

São Paulo

Em meio aos protestos da torcida contra a diretoria e muitas críticas ao trabalho de Fernando Diniz – especialmente após a queda no Paulistão diante do Mirassol -, o São Paulo vem rendendo no Campeonato Brasileiro, ocupando a vice-liderança com 13 pontos.

O ápice dessa campanha até agora veio no último jogo: vitória por 2 a 1 sobre o rival Corinthians no Morumbi. Por lesões, nem Reinaldo nem Daniel Alves participaram do jogo. Enquanto o lateral-esquerdo deve voltar no próximo compromisso, Daniel é desfalque por tempo indeterminado.

Athletico-PR

O torcedor colorado certamente ficou frustrado em não ver seu time na final do Campeonato Gaúcho, que teve Caxias x Grêmio, mas a empolgação no momento vem pela liderança do Campeonato Brasileiro. Já são 5 vitórias e apenas 1 derrota na competição, na qual o Inter soma 15 pontos.

O sucesso vem apesar da ausência de Paolo Guerrero, que lesionou o joelho e está fora da temporada.

Mas, na última semana, o time anunciou a chegada de Abel Hernández, uruguaio com bagagem internacional, para substituir o peruano.

Grêmio

A situação do Grêmio no Brasileirão não é das melhores. Dos brasileiros na Libertadores, o time gaúcho é o penúltimo na tabela (Athletico está logo atrás), com a 12ª posição.

A alegria, no entanto, veio com o estadual. Mesmo com derrota por 2 a 1 no último domingo (30) para o Caxias, Renato Gaúcho e cia. levantaram a taça por vitória no placar agregado.

 Santos

Jesualdo Ferreira era um dos três técnicos europeus nesta edição da Libertadores, mas o Santos abriu mão do português e apostou no velho conhecido Cuca, que vem de duas derrotas no campeonato nacional, para Palmeiras e Flamengo.

Na última delas, para o Flamengo, o que não faltou foi revolta, já que o clube teve dois gols anulados pelo VAR e fez uma reclamação formal contra a arbitragem do jogo.

 

*Com informações da Espn*