Coluna – A vantagem do estudo por ciclos

Os ciclos melhoram tanto a aprendizagem como a gestão do tempo e podem ser utilizados para qualquer tipo de prova

Reprodução

Fala pessoal, beleza?

A conversa de hoje vai ser sobre um método moderno de estudo, que na minha concepção é bem mais prático do que a tradicional tabelinha com planejamento semanal: São os chamados Ciclos de Estudos. E qual a vantagem desse método?

Os ciclos melhoram tanto a aprendizagem como a gestão do tempo e podem ser utilizados para qualquer tipo de prova e são essenciais para quem pretende estudar com alto desempenho, tornando as horas de estudo bem mais produtivas.

Me lembro que eu fazia aqueles cronogramas tradicionais – tabelas semanais para estudar – e quando não conseguia cumprí-los, por qualquer motivo, a matéria se acumulava demais e isso ia gerando estafa e desestímulo.

Não podia ir ao dentista, nem a um cinema no meio de semana, muito menos jogar aquele futebol de quarta-feira à noite e nem participar da resenha pós-jogo, porque se eu deixasse de estudar por causa de compromissos pessoais me desorganizava por inteiro. Passar mal então: Nem pensar! Atrasava tudo. Um dia sem estudar era um problema. Se eu tivesse que ir ao médico pela manhã, no dia de estudar língua portuguesa e esse era o único horário que eu tinha para estudar português; das duas, uma: Ou tinha que refazer todo o cronograma ou ficava sem estudar português. Não sabia o que era pior.

Com os ciclos, você pode definir uma quantidade certa de horas para estudar. Exemplo: 30 horas e 6 matérias para estudar. O primeiro passo é dividir as matérias nesse quantitativo de horas. Estude todas, dentro da carga horária definida e depois estude todas novamente, afinal estamos utilizando um ciclo que ao término da quantidade proposta deverá recomeçar e assim você vai acabar retroalimentando os seus estudos. Isso é excelente.

Separe um número maior de horas para as matérias que você tem mais dificuldade e ataque-as. O ideal é que você separe as matérias em blocos nunca inferiores a 1 horas, nem superiores a 3 horas.

Desenvolva pessoalmente o seu ciclo, estude-o e ao final revise-o. Após isso, passe ao ciclo 2, estude-o, revise-o e passe ao ciclo 3 e assim por diante até você fechar o conteúdo do seu edital.

Daí, se quiser jogar aquele futebol na quarta à noite, tiver que ir ao médico pela manhã ou algo do tipo, vá sem problemas e sem remorso. Isso não desestruturará os seus estudos, porque agora ele não é mais baseado em planejamento rígido, mas sim em horas a serem cumpridas dentro de um ciclo de matérias bem definido. Aquele assunto que você não estudou porque estava no seu compromisso poderá ser estudado no próximo horário livre que você tiver dentro do seu ciclo.

Entao, fica aí a dica!

Aquele abraço, bons estudos e até semana que vem.